logo fundraising

 

Captação de Recursos

Fonte: Manual Turismo de Aventura - Busca e Salvamento
Autor: Roberto M.F. Mourão, EcoBrasil


"Captação de Recursos é o ato de coletar ou produzir dinheiro para um propósito específico, especialmente para uma instituição de caridade."
(Fundrasing is the act of collecting or producing money for a particular purpose, especially for a charity.)
                                                                                                Cambridge Dictionary


Matriz de Captação

captacao recursos matriz


Para melhor entender a Matriz de Captação

Grandes Doações

Em termos práticos é difícil conceituar o que é uma “grande doação” uma vez que essa dimensão é subjetiva e depende do porte das organizações envolvidas no processo captação-doação. Por exemplo, uma doação no valor R$ 100.000,00 que permita que uma pequena ong (voluntária em busca e salvamento, por exemplo) se manter durante todo um ano, pode ser “pequena” aos olhos de um “grande doador” (por exemplo, a Petrobrás ou a Fundação Ford).

Por outro lado, um “grande doador” pode achar que um “pequeno captador” pedindo uma “grande doação” não terá capacidade para gerir os recursos pedidos ou de entregar o prometido. Saber o que e quanto pedir, reconhecendo a real dimensão de sua própria organização, é fundamental para transformar em “sim” a resposta de seu pedido.

Uma outra estratégia, caso sua ong seja de pequeno porte, é se associar em consorcio ou parceria com outras congêneres ou complementares, fortalecendo sua capacidade de captar e gerir os recursos obtidos.

Muitas vezes é mais fácil, em conjunto (numa associação, por exemplo) solicitar R$ 30.000 para 10 associado, cabendo R$ 3.000 a cada associado, do que solicitar isoladamente R$ 3.000 - o instituição doadora, de fomento ou financiadora se sentirá mais segura pois o risco será diluído em 10 pessoas e não em um só “devedor”. Esse fato sugere que poderá ser mais fácil se obter recursos de um “grande doador” para formação ou manutenção de um conjunto de ongs, do que isoladamente, até por que, no caso de uso de recursos para compra de aparelhos gps, por exemplo, o custo de compra de 50 unidades, será menor do que a de 5, se comprado diretamente do fabricante ou com seu representante comercial.

Doações Corporativas

Esta denominação é por si auto-explicativa, são captações realizadas entre duas a corporações: captadoras e doadoras, entendendo corporação como associação de pessoas do mesmo credo ou profissão, sujeitas à mesma regra ou estatutos, e com os mesmos deveres ou direitos; corpo; ou, ainda, reunião de indivíduos para um fim comum; associação, agremiação.

Campanha de Fundos

Campanhas realizadas visando captar recursos por meio de um conjunto de ações, de esforços, com fins de fortalecimento institucional, aquisição de equipamentos ou contratação de serviços ou pessoal, formando disponibilidade suficiente para manter a integridade financeira ou enfrentar eventuais exigências de uma organização ou mesmo empresa.

Campanha Anual

Tem o mesmo mecanismo das Campanhas de Fundos, porém com periodicidade definida, no caso, anual.

Eventos

Entendo evento como qualquer acontecimento de especial interesse (espetáculo, exposição, competição, etc), capaz de atrair público, de mobilizar meios de comunicação, podendo ter o evento como fim a captação de recursos para uma causa ou organização (por exemplo: tratamento de câncer de seio ou outras enfermidades, combate ao desmatamento, contra o uso de peles de animais na industria da moda, etc; assim como doação de sangue ou órgãos humanos).

Pequenas Doações

Igualmente subjetivas como as “grandes doações”, caracterizam-se pela busca de recursos, de pequeno valor (em geral inferiores a R$ 1 mil), junto a pequenos doares. Estratégia muito utilizada por instituições de assistência social onde são recolhidas para sustento ou também para educação pessoas pobres e desamparadas, como mendigos, crianças abandonadas, órfãos, idosos, etc.

 

Captação de Recursos