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Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty

Fase I: Análise da Situação Atual


A Avaliação dos Atrativos e Produtos do Turismo Cultural de Paraty

Feito o levantamento dos atrativos e produtos existentes, são realizados procedimentos de avaliação e hierarquização de forma a permitir, com base em critérios técnicos, a identificação de suas qualidades e valores específicos, bem como a natureza e os elementos que exercem ou podem influenciar no aproveitamento turístico de cada um, possibilitando o planejamento e facilitando as definições estratégicas.

O processo de valoração considera os aspectos potenciais e o estágio de desenvolvimento de cada atrativo, que é avaliado separadamente, estabelecendo-se dessa forma o valor potencial dos mesmos e o grau de aproveitamento existente.

O Valor Potencial

Para a definição do valor potencial foram adotados os critérios de singularidade, valor intrínseco e identidade regional.

Uma segunda valoração é feita, considerando o grau de aproveitamento que os produtos/atrativos têm no mercado turístico.

O Grau de Aproveitamento

A avaliação do grau de aproveitamento dos produtos/atrativos turísticos é realizada após a valoração pela potencialidade, considerando os critérios de concentração de oferta e notoriedade de cada um.

O grau de aproveitamento de cada produto turístico da cidade considera ainda a opinião dos turistas atuais de Paraty, do trade turístico e a presença desses produtos no catálogo dos maiores operadores nacionais.

Do ponto de vista metodológico os produtos que alcançam o topo da hierarquia são os produtos/atrativos “Estrela” e considerados, pela sua excepcional potencialidade, como imprescindíveis para conhecer um determinado destino turístico.

 

O Valor Potencial dos Atrativos Turísticos de Paraty

Atrativo Estrela

  • Centro Histórico 


Atrativos A

No grupo de Atrativos A ressalta-se a presença das festas populares e os eventos culturais entre os principais atrativos de Paraty. O caráter eventual restringe a possibilidade de “usos” desses atrativos, pelo potencial apresentado, são indutores de viagens e fatores de redução dos períodos de baixa temporada.

  • Alambiques
  • Aldeia Indígena de Arapongas
  • Ateliês de Artistas Plásticos
  • Caminho do Ouro (sítio histórico)
  • paraty casa da culturaCasa da Cultura de Paraty
  • Cirandas
  • Comunidade Quilombola do Campinho da Liberdade
  • Comunidades Caiçaras
  • Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
  • Festa do Divino
  • Flip Festa Literária Internacional de Paraty
  • Folia Gastronômica
  • Forte do Defensor Perpétuo
  • Igreja de Santa Rita e Museu de Arte Sacra
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios
  • Igreja N. S. das Dores (1800)
  • Paraty em Foco
  • Semana Santa
  • Sobrado dos Bonecos
  • Teatro Espaço


Atrativos B

Os produtos avaliados como “B” exercem uma função estratégica, permitindo a ampliação do período de permanência do turista ou a motivação de seu retorno à cidade.

  • Antiga Cadeia / Quartel de Patitiba / Biblioteca Municipal
  • Associação Recreativa de Tarituba
  • Carnaval
  • Chafariz da Pedreira
  • Encontro da Cultura Caiçara
  • paraty capela santa casa de misericordiaExposição do Caminho do Ouro
  • Festa de Nossa Senhora dos Remédios
  • Festa de Santa Rita
  • Festa de São Pedro e Procissão Marítima
  • Festival de Camarão da Ilha do Araújo
  • Festival de Musica Antiga (Master Class)
  • Festival de Musica da Primavera
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
  • Igreja de São Pedro
  • Igreja Nossa Senhora da Conceição de Paraty-mirim
  • Manifestações Culturais da Ilha das Cobras
  • Músicos de Paraty
  • Prédio da Prefeitura e Câmara Municipal
  • Santa Casa da Misericórdia
  • Sertão do Taquari - Experiências Agroflorestais
  • Silo Cultural
  • Sitio Histórico e Arqueológico de Paraty-mirim
  • Sociedade Musical Santa Cecília
  • Ymaguaré – Mitos e Lendas Indígenas

 

Atrativos C / Complementares

Os produtos classificados como “Complementares” também são apresentados como possibilidades de ampliação às opções existentes, ou em muitos casos são atrativos que despertam interesse de públicos muito específicos.

  • Aldeia Indígena de Paraty Mirim
  • Capela de Santa Cruz da Generosa
  • Capela do Corumbê
  • paraty divino bandeirolaCongada do Taquari
  • Corpus Christi
  • Encontro de Teatro de Rua
  • Espaço Cultural do Iphan
  • Fazenda Boa Vista
  • Fazenda Murycana
  • Festival da Pinga
  • Folias de Reis
  • Forro-Reggae de Trindade
  • Mostra de Cinema de Paraty
  • Réveillon
  • Santa Cruz dos Enforcados / Cruz das Almas


A Opinião Interna

Para obter a opinião do setor turístico cultural foram realizadas reuniões com representantes das áreas de cultura, hotelaria, restaurante, receptivo, lideranças comunitárias e setor público.

O objetivo foi o de verificar o modo como os profissionais e as lideranças do setor avaliam o estágio de desenvolvimento do turismo paratiense, com ênfase nas potencialidades e nos principais problemas existentes.

A discussão sobre a situação atual da oferta e da produção turística de Paraty apresentou uma visão crítica sobre o estágio de desenvolvimento do setor na cidade. Na opinião dos diferentes segmentos relacionados ao setor, a falta de ordenamento da atividade e de estruturação dos produtos são os pontos seriam os mais graves.

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A avaliação é de que a atividade turística mudou positivamente Paraty, estabeleceu perspectivas de futuro para a cidade, elevando a auto-estima da população. A imagem de otimismo é creditada ao potencial que Paraty oferece, com destaque para a excelência dos produtos e eventos culturais (FLIP, Paraty em Foco e Teatro Espaço) e para a autenticidade das comunidades tradicionais.

mar cultura dificuldades facilidades promocaoA análise sobre as dificuldades e facilidades da promoção turística feita pelos participantes estabeleceu o consenso em torno de um ponto positivo que é a mídia espontânea. Atribui-se um papel determinante dos chamados “formadores de opinião” e seu poder de influência nos veículos de imprensa. A televisão é considerada neste contexto como responsável por criar uma imagem própria de Paraty e por contribuir no processo de popularização do destino.

Por outro lado, na opinião dos representantes dos setores direta e indiretamente relacionados ao turismo em Paraty, falta à promoção turística uma ação profissional, coerente com o potencial que a cidade tem a oferecer. Entre os principais problemas apontados, destaca-se que as ações promocionais são sempre focadas em produtos isolados e que não estabelecem uma visão de conjunto do destino, aspecto apontado anteriormente como sendo a imagem mais representativa de Paraty.

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A situação da oferta hoteleira também foi objeto de avaliação, como tema específico, mas também foi ponto de reflexão em vários outros momentos. Na opinião dos participantes um dos aspectos críticos no processo do desenvolvimento turístico de Paraty é que o setor hoteleiro cresceu muito em um curto período de tempo. Com oferta maior, houve queda no valor da diária de hospedagem, em prejuízo da qualidade, isso permitiu a atração de um fluxo maior e de menor rentabilidade.

O histórico de organização do setor turístico em Paraty também foi apontado como um elemento que dificulta a mobilização e adesão do setor hoteleiro às iniciativas com esse objetivo. Várias tentativas e fracassos. O exemplo mais contundente seria o Conselho Municipal de Turismo, ativo durante um período e que foi desarticulado pela própria Prefeitura.


A Opinião do Turista

Neste capítulo é analisada a opinião que o turista atual que visita Paraty tem sobre o destino, a avaliação que ele faz de seus atrativos turísticos, suas expectativas iniciais e a satisfação final. O objetivo é determinar o valor que o visitante atribui à cidade, a percepção do que ela tem de melhor e pior, do que mais gostou e do que menos gostou durante a estadia e qual é a imagem de Paraty como destino turístico.

Para trabalhar esses temas foram utilizados os dados disponíveis nas pesquisas existentes e complementados com um levantamento específico realizado para este estudo.
 

mar cultura melhor paraty 

Na percepção do turista atual, o melhor de Paraty é, em primeiro lugar, o conjunto dos atrativos culturais.

Sendo que 37% identificam os aspectos culturais - o Centro Histórico, o patrimônio, a arquitetura, a gastronomia, as pessoas e arte – como o diferencial da cidade. Em segundo lugar, totalizando 27% das opiniões, se destaca o grupo dos atrativos naturais – praias, natureza, cachoeira, baía – aos quais se somam os 6% dos que indicam as atividades relacionadas à natureza – passeios de escuna e mergulho. Um terceiro conjunto de opiniões pode ser agrupado em torno do tema da paisagem cultural, que inclui os aspectos da beleza cênica associada à atmosfera/ambiência criada ao longo dos anos, e que é destaca por 12% do total como sendo o melhor de Paraty.

Aos serem questionados sobre o “pior de Paraty”, os turistas identificam problemas relacionados à estrutura de serviços e equipamentos turísticos e à infra-estrutura urbana em geral. Os temas relacionados ao âmbito turístico – preço, atendimento, hospedagem, sinalização, falta de planejamento e de ofertas comerciais – é destacado por 36% do total como sendo o pior de Paraty atrás apenas da avaliação da infra-estrutura urbana, que é mencionada nesta categoria por 38% dos entrevistados.

O principal problema identificado pela pesquisa está na relação preço/qualidade/atendimento. Mas não referem propriamente os preços altos, os turistas avaliam que a equação não é satisfatória, existe uma expectativa que não é atendida devidamente. Dos aspectos de infra-estrutura urbana, a avaliação do turista coincide, em parte, com a opinião de quem vive na cidade; o visitante se queixa do ambiente de desordem urbana, da falta de conservação/manutenção, da falta de saneamento e destaca, principalmente, a limpeza urbana, item apontado por 12% do total como sendo o “pior de Paraty”.

 

 

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