logo Mar de CulturaChias


Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty

Fase I: Análise da Situação Atual

 

O Grau de Aproveitamento Atual 

 

O GRAU DE APROVEITAMENTO ATUAL

O grau de aproveitamento é calculado de acordo com os critérios de “notoriedade” e “concentração de oferta”, conforme metodologia apresentada no capítulo "A Situação da Oferta Turística de Paraty". Esta análise permite definir quantitativamente o gap de estruturação do conjunto da oferta turística do Município, considerando exclusivamente os produtos selecionados pelo Plano Mar de Cultura.

Neste primeiro gráfico é feita uma avaliação das possibilidades de aproveitamento dos atrativos turísticos, considerando o potencial máximo de 100% e o aproveitamento atual dos mesmos.

  • 50% é o grau de aproveitamento atual da oferta turística cultural de Paraty

mar cultura atrativos gap aproveitamento estrela aDas possibilidades de utilização dos atrativos turístico-culturais de Paraty existe um aproveitamento médio de 50%. É um gap que evidencia o baixo grau de conhecimento no mercado turístico, mas principalmente a forma de estruturação dos atrativos, por não possibilitarem ao visitante uma experiência compatível com suas reais possibilidades.

No entanto, quando analisados apenas os atrativos que estão no topo do ranking do valor potencial, os atrativos classificados como “Estrela” e “A”, que são aqueles que efetivamente têm capacidade de atrair visitantes, a situação é diferente. Neste segmento aproximadamente a metade apresenta um alto grau de aproveitamento atual e a outra metade uma realidade oposta, o aproveitamento é proporcionalmente inferior à média geral do município, conforme apresentado no gráfico.

mar cultura atrativos estrela a acima media

mar cultura atrativos a abaixo media

No grupo de atrativos com alto valor potencial e alto grau de aproveitamento atual se encontram o Centro Histórico e os atrativos que o integra, além dos eventos de natureza cultural, como a FLIP. No modelo de uso turístico atual esses atrativos, conforme a proposta e estruturação oferecidas estão em processo de saturação, pois estão próximos de atingir o grau máximo de aproveitamento; mas é importante considerar que também têm ótima imagem no mercado e garantem visibilidade excepcional ao destino.

A situação do patrimônio edificado merece uma atenção especial. Atualmente ele pode ser considerado o principal atrativo permanente, maior indutor do fluxo de turismo cultural, mas a avaliação do turista atual indica insatisfação quanto às ofertas existentes, a vivência não atende plenamente a expectativa do visitante.

O desafio que se coloca é exatamente a capacidade de criar novos usos e formas de aproveitamento, tanto do patrimônio material de Paraty, como de seus eventos culturais.

Na outra ponta, existe o conjunto de atrativos de alta potencialidade e baixo grau de aproveitamento, é o caso das comunidades tradicionais – os caiçaras, o Quilombo do Campinho e a Aldeia Indígena Araponga, e das festas populares – o Divino, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, entre outras, que se constituem o patrimônio intangível de Paraty. Atrativos que, se devidamente estruturados, podem aumentar o aproveitamento médio pelo turista, diversificar a oferta existente e ampliar o conceito de turismo cultural.

 

 

Mar de Cultura
Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty