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Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty

Fase III: O Plano Operacional

 

Plano Operacional

O Plano Operacional será uma ferramenta para orientar a forma de atuação do setor turístico local, a partir da indicação de programas, projetos e ações concretas detalhadas.

Fontes de Informação

As 143 ações apresentadas no Plano Operacional foram consideradas a partir das seguintes Fontes de Informação:

  • As demandas da comunidade para o desenvolvimento do Turismo Cultural;
  • As necessidades indicadas no Plano de Gestão de Paraty Patrimônio Mundial;
  • E os requisitos para o desenvolvimento do turismo cultural local, identificados pela equipe técnica da Chias Marketing durante a análise da situação atual e formulação da estratégia.

O agrupamento e ordenamento das ações no Plano Operacional foram estabelecidos por sua coerência técnica, que as vinculava com o segmento turístico cultural. Entretanto existem algumas ações propostas que não são do âmbito do turismo cultural, mas sua realização impactará diretamente na qualidade de vida local, na sustentabilidade do destino e, por conseqüência, na melhoria da oferta do turismo cultural de Paraty.

A operacionalização desta atuação foi divida em Plano Operacional de Desenvolvimento e Plano Operacional de Marketing, sendo estes subdivididos em macro-programas.

O Plano Operacional de Desenvolvimento

  • Macro-programa 1: Infraestrutura urbana e ordenamento dos espaços públicos
  • Macro-programa 2: Infraestrutura de Apoio ao Turismo
  • Macro-programa 3: Qualificação dos Serviços
  • Macro-programa 4: Estruturação dos Produtos Turísticos
  • Macro-programa 5: Planejamento & Gestão


O Plano Operacional de Marketing

  • Macro-programa 6: Marketing Interno e Sensibilização
  • Macro-programa 7: Marketing nos Mercados

Este conjunto de Macro-programas está estruturado a partir da definição de programas, projetos agrupados por temas e ações detalhadas em fichas técnicas, sendo estas ações definidas como as mais adequadas para concretizar a estratégia estabelecida na Fase II do Plano Mar de Cultura.

As fichas técnicas estão dispostas individualmente por ação. Considerando escopo de cada ação, tem-se a seguinte estrutura de detalhamento: programa e projeto aos quais a mencionada ação pertence, a descrição que detalha a sua proposição, a indicação da entidade proponente (que sugeriu a ação) e da entidade envolvidos (sugerida para realização da ação), e finalmente o cronograma sugerido para execução da mesma.

Na relação das entidades sugeridas como realizadoras das ações, destacamos a seguir a lista das entidades que aparecerão identificadas por suas siglas no detalhamento das fichas técnicas:

  • ACA - Associação Casa Azul
  • ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações
  • ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica
  • ANA - Agência Nacional de Águas
  • COMAMP - Conselho Municipal das Associações de Moradores de Paraty
  • FUNAI - Fundação Nacional do Índio
  • FEEMA - Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (RJ)
  • ICMBIO - Instituto Chico Mendes – Ministério do Meio Ambiente
  • IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
  • IHAP - Instituto Histórico e Artístico de Paraty
  • INEPAC - Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (RJ)
  • MMA - Ministério do Meio Ambiente
  • MinTUR - Ministério do Turismo
  • SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
  • SECTUR - Secretaria de Turismo de Paraty
  • SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.
  • SPU - Secretaria do Patrimônio da União (Ministério do Planejamento)
  • PRODETUR - Programa de Desenvolvimento do Turismo (TurisRio)
  • TURISRIO - Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro
  • PGPM - Plano de Gestão do Patrimônio Mundial

A estrutura com os macro-programas, programas, projetos e as 143 ações a serem implantadas, é apresentada a seguir.

 

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