CCT Trindade Juatinga vilas comunidades 
Proposta de Ordenamento Turístico da Região Trindade-Juatinga
Vilas de Trindade e Oratório - Cond. Laranjeiras - Praias do Sono e Ponta Negra

 

Vila de Trindade, Paraty

A Vila de Trindade, localizada 24 km de Paraty, é um distrito do município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro. Originou-se basicamente por uma vila de pescadores, sendo hoje um importante polo turístico.

O acesso é pela Rio-Santos, na altura do Km 6, sentido São Paulo-Paraty, é a primeira praia do Rio de janeiro (divisa São Paulo-Rio de janeiro), a estrada para chegar até lá é íngreme, mas asfaltada.

CCT TJ mapa praias trindade miniCom belíssimas praias, cachoeiras e até uma piscina natural em pleno mar, o vilarejo é destino certo dos turistas, que encontram aqui um lugar charmoso, com muito verde, mas ao mesmo tempo dotado de uma certa infraestrutura, com muitas pousadas, campings, bares e restaurantes.

O comércio local é exercido em sua maioria pelos caiçaras, nativos da região. É constituído basicamente de artesanato e restaurantes com comidas típicas.

Trindade já foi habitada por índios, piratas e portugueses.

Na década de 1970, virou abrigo e símbolo de hippies. Na mesma época, a empresa Agência de Desarollo de Latino América, multinacional com sede em Luxemburgo, invadiu a vila de pescadores com o objetivo de expulsar os moradores e criar na vila um balneário com vistas ao turismo e um condomínio de luxo. 

A empresa era na época a Brascan, hoje a Brookfield Asset Management, que também construiu o luxuoso Condomínio Laranjeiras, a 5 km da Vila de Trindade. Posteriormente a empresa Cobrasinco fez acordo com os trindadeiros e escriturou suas propriedades na área por eles escolhida e a paz voltou a reinar. 

Nos anos 80, aventureiros vinham de toda parte para acampar nas praias paradisíacas. Desde 1990, grande parte da procura por Trindade vem do turismo de sol e mar.


Entre as praias mais importantes em Trindade encontram-se a Praia do Cepilho, onde o mar é propício a prática do surfe, a Praia de Fora, Praia do Rancho, onde os turistas podem se banhar calmamente, praticar mergulho e desfrutar ainda de bares e restaurantes, a Praia do Cachadaço (ou Caixa d'Aço) e a Praia do Meio mais utilizada para o turismo.

 

   

Proposta de Ordenamento Turístico da Região Trindade-Juatinga  

Observação
As praias da Juatinga - Condomínio Laranjeiras, Sono, Antigos, Antiguinhos e Ponta Negra ainda não tem seus Números Balizadores da Visitação (NBVs) definidos. 


Conceitos Relacionados

Capacidade de Carga Turística (CCT)

camping barraca kombiCampings