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Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty

Fase III: O Plano Operacional de Desenvolvimento

 

Plano Operacional de Desenvolvimento

O Plano Operacional de Desenvolvimento está detalhado em fichas técnicas que orientam a implementação das ações propostas no conjunto de macro-programas, programas e projetos para estruturar o turismo cultural de Paraty.

No caso de Paraty, alguns aspectos se sobrepõem. Paraty é um município pequeno em termos de população permanente, menos de 40 mil habitantes, mas que recebe grandes fluxos proporcionais nos períodos de alta temporada turística.

Apesar da oferta hídrica do município e da importância desse recurso na manutenção da diversidade ambiental, o sistema de abastecimento de água da população permanente e dos visitantes ainda apresenta sérias deficiências, tanto na capacidade de atendimento quanto na qualidade do que disponibilizado. É necessária a implementação de ações integradas e coordenadas para estabelecer soluções definitivas de infra-estrutura e serviços relacionados ao uso dos recursos naturais, sobretudo a água, bem como esforços de recuperação e revitalização dos mesmos.

passaporte verde 1É importante considerar ainda as características e especificidades de Paraty como destino turístico, cidade escolhida como destino sustentável dentro do programa “Passaporte Verde” da Unesco.

Faz-se necessária a adoção de políticas e posturas claras no sentido de dotar o município da infraestrutura de saneamento básico, mas também orientar e promover a mudança de hábitos, de seus próprios moradores e de seus turistas, dos profissionais e empresários diretamente relacionados ao setor turístico.

Atitudes simples como placas de orientação de consumo de água nos pousadas e restaurantes, política de incentivo ao reuso de toalhas pelos hóspedes, bem como práticas mais econômicas do setor de serviços e de atendimento ao turista.

  • Macro-programa 1 - Infraestrutura Urbana e Ordenamento dos Espaços Públicos
    • P01. Programa de Saneamento
    • P02. Qualidade de Vida & Responsabilidade Social
    • P03. Urbanização e Paisagismo
    • P04. Acessibilidade
  • Macro-programa 2 - Infraestrutura de Apoio ao Turismo
    • P05. Serviços Turísticos
  • Macro-programa 3 - Qualificação dos Serviços
    • P06. Qualidade do Turismo em Paraty
  • Macro-programa 4 - Estruturação dos Produtos Turísticos
    • P07. Caminhos de Paraty - Caminhos do Brasil 
    • P08. Comunidades Tradicionais
    • P09. Práticas da Cultura Viva
    • P10. Roteiros & Serviços Especializados
  • Macro-programa 5 - Planejamento & Gestão
    P11. A Gestão do Destino
  • Macro-programa 6 - Marketing Interno e Sensibilização
    • P12. Consciência Ambiental
    • P13. Valorização Cultural
    • P14. Programa de Identidade Turística
    • P15. Programa de Promoção nos Mercados
    • P15. S1 Promoção para a Imprensa
    • P15. S2 Promoção para o Trade
    • P15. S3 Promoção aos Turistas
    • P16. Programa de Gestão da Informação de Mercado

 

Macro-programa 1 - Infraestrutura Urbana e Ordenamento dos Espaços Público 

  • P01. Programa de Saneamento
  • P02. Qualidade de Vida & Responsabilidade Social
  • P03. Urbanização e Paisagismo
  • P04. Acessibilidade

P01. Programa de Saneamento

mar cultura III P01 01 saneamento

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P02. Qualidade de Vida & Responsabilidade Social

mar cultura III P02 14 qualidade vida


P03. Urbanização e Paisagismo

mar cultura III P03 19 urbanismo paisagismo

mar cultura III P03 24 urbanismo paisagismo

mar cultura III P03 29 urbanismo paisagismo 

P04. Acessibilidade

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Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty

Fase III: O Plano Operacional

 

Plano Operacional

O Plano Operacional será uma ferramenta para orientar a forma de atuação do setor turístico local, a partir da indicação de programas, projetos e ações concretas detalhadas.

Fontes de Informação

As 143 ações apresentadas no Plano Operacional foram consideradas a partir das seguintes Fontes de Informação:

  • As demandas da comunidade para o desenvolvimento do Turismo Cultural;
  • As necessidades indicadas no Plano de Gestão de Paraty Patrimônio Mundial;
  • E os requisitos para o desenvolvimento do turismo cultural local, identificados pela equipe técnica da Chias Marketing durante a análise da situação atual e formulação da estratégia.

O agrupamento e ordenamento das ações no Plano Operacional foram estabelecidos por sua coerência técnica, que as vinculava com o segmento turístico cultural. Entretanto existem algumas ações propostas que não são do âmbito do turismo cultural, mas sua realização impactará diretamente na qualidade de vida local, na sustentabilidade do destino e, por conseqüência, na melhoria da oferta do turismo cultural de Paraty.

A operacionalização desta atuação foi divida em Plano Operacional de Desenvolvimento e Plano Operacional de Marketing, sendo estes subdivididos em macro-programas.

O Plano Operacional de Desenvolvimento

  • Macro-programa 1: Infraestrutura urbana e ordenamento dos espaços públicos
  • Macro-programa 2: Infraestrutura de Apoio ao Turismo
  • Macro-programa 3: Qualificação dos Serviços
  • Macro-programa 4: Estruturação dos Produtos Turísticos
  • Macro-programa 5: Planejamento & Gestão


O Plano Operacional de Marketing

  • Macro-programa 6: Marketing Interno e Sensibilização
  • Macro-programa 7: Marketing nos Mercados

Este conjunto de Macro-programas está estruturado a partir da definição de programas, projetos agrupados por temas e ações detalhadas em fichas técnicas, sendo estas ações definidas como as mais adequadas para concretizar a estratégia estabelecida na Fase II do Plano Mar de Cultura.

As fichas técnicas estão dispostas individualmente por ação. Considerando escopo de cada ação, tem-se a seguinte estrutura de detalhamento: programa e projeto aos quais a mencionada ação pertence, a descrição que detalha a sua proposição, a indicação da entidade proponente (que sugeriu a ação) e da entidade envolvidos (sugerida para realização da ação), e finalmente o cronograma sugerido para execução da mesma.

Na relação das entidades sugeridas como realizadoras das ações, destacamos a seguir a lista das entidades que aparecerão identificadas por suas siglas no detalhamento das fichas técnicas:

  • ACA - Associação Casa Azul
  • ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações
  • ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica
  • ANA - Agência Nacional de Águas
  • COMAMP - Conselho Municipal das Associações de Moradores de Paraty
  • FUNAI - Fundação Nacional do Índio
  • FEEMA - Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (RJ)
  • ICMBIO - Instituto Chico Mendes – Ministério do Meio Ambiente
  • IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
  • IHAP - Instituto Histórico e Artístico de Paraty
  • INEPAC - Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (RJ)
  • MMA - Ministério do Meio Ambiente
  • MinTUR - Ministério do Turismo
  • SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
  • SECTUR - Secretaria de Turismo de Paraty
  • SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.
  • SPU - Secretaria do Patrimônio da União (Ministério do Planejamento)
  • PRODETUR - Programa de Desenvolvimento do Turismo (TurisRio)
  • TURISRIO - Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro
  • PGPM - Plano de Gestão do Patrimônio Mundial

A estrutura com os macro-programas, programas, projetos e as 143 ações a serem implantadas, é apresentada a seguir.

 

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Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty

Créditos

 

Iniciativa: Ministério do Turismo

  • Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho
    Ministro de Estado do Turismo
  • Airton Nogueira Pereira
    Secretário Nacional de Políticas de Turismo
  • Tânia Brizolla
    Diretora do Departamento de Articulação e Ordenamento Turístico
  • Ana Clévia Guerreiro
    Coordenadora do Programa Nacional de Regionalização do Turismo
  • Jurema Monteiro
    Coordenadora de Segmentação do Turismo

 

Associação Casa Azul

  • Mauro Munhoz
    Diretor Presidente
  • Izabel Costa Cermelli
    Diretora Executiva
  • Cynthia Vieira
    Coordenação de Turismo
  • Bernadete Passos
    Relações Institucionais

Elaboração do Plano

CHIAS Marketing Ltda.

  • Dr. Josep Chias
    Direção Técnica
  • Patrícia Servilha
    Coordenação

Consultoria Técnica

  • Anete Ferreira
    consultora sênior
  • M. Àngels Serra
    consultora internacional
  • Rosiane Rockenbach
    gestora do projeto
  • Walter Menezes
    consultor especializado

 

 

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Fase II: A Marca Turística

 

A Marca Turística

A Marca Turística é o elemento de identidade e reconhecimento nos mercados.

A marca deve funcionar como um guarda-chuva promocional, precisa estar presente em todas as ações e campanhas do Município e, quando necessário, ao lado de outras marcas específicas dos promotores de cada ação. Deverá ainda estar compartilhada com a marca “Brasil”, agregando mais qualidade ao País na sua promoção do produto turístico nos mercados internacionais.

mar cultura marca cores


A população e os turistas atuais vêm Paraty pelo mesmo prisma de cores. Mas os visitantes destacam mais o azul e o branco, que são predominantes no conjunto do arquitetônico do Centro Histórico, aos quais se somam o verde, o amarelo, o vermelho e também um pouco de cinza.

O verde e o azul da paisagem foram incorporados à mensagem permanente, para enfatizar a importância desse componente no posicionamento desejado.


A Marca Turística escolhida

mar cultura marca


Versão para uso internacional com a palavra "Rio de Janeiro"

mar cultura marca rio


Versão Horizontal

mar cultura marca horizontal


Outras variações permitidas

mar cultura marca variacoes 

 

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Fase II: Objetivos e Metas

 

Objetivos

Desenvolvimento

  • Estruturar novos produtos turísticos, ampliar e qualificar seus usos e atividades, priorizando na primeira fase as linhas de atrativos relacionados às populações tradicionais e manifestações da cultura popular;
  • Melhorar a acessibilidade geral de Paraty através da implantação de uma estrutura de sinalização e informação turística, que possibilite a identificação e a interpretação do patrimônio existente, bem como a orientação dos acessos entre os atrativos/produtos existentes;
  • Qualificar a rede de serviços turísticos para o atendimento do perfil de público desejado, considerado mais experiente e mais exigente;
  • Estruturar roteiros turísticos por linha de produtos, como os alambiques, os ateliês, etc...

Marketing

  • Consolidar a imagem de destino cultural de excelência, caracterizado por uma oferta amplia, diversificada e qualificada;
  • Proporcionar a mudança de perfil do turista que visita a Cidade, motivando e atraindo públicos de maior sensibilidade e interesse pelas questões culturais e de maior geração de receita.

 

Metas

As metas deste Plano de Desenvolvimento estabelecem perspectivas de crescimento qualitativo, o principal desafio é ampliar a participação de mercados estratégicos: São Paulo (capital e interior), Outros Mercado do Brasil (principalmente Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal) e Internacional.


Estimativa de Turistas para 2008 e 2010

mar cultura produtos estimativa fluxo 2008 10

Não se trata, portanto, de metas quantitativas, o desafio é sobretudo de qualidade e que se processará a partir da imagem e posicionamento desejado, com a estruturação de roteiros e produtos, o que irá viabilizar a mudança nas quotas de mercado. Mas será uma mudança gradual, sem rompimentos bruscos, criando uma atmosfera favorável ao câmbio de público, como decorrência do esforço promocional diferenciado por segmento e mercado, da oferta de novos produtos, da qualificação da estrutura e dos serviços turísticos, da otimização das visitas durante a semana, etc..

mar cultura receita 2010


É uma meta que implica em um crescimento global superior a 21%. Pelas análises e estimativas a permanência média deverá elevar-se de 4,8 para 5 dias, estabelece a diferenciação no padrão de consumo entre brasileiros e estrangeiros, com incremento de 15% nos gastos médios dos turistas nacionais e de 40% no dos internacionais.


Orçamento de Promoção

A Organização Mundial do Turismo recomenda que o investimento em promoção corresponda a 2% receita total gerada pelo turismo e é uma referência importante para a definição orçamentária. No caso do Plano Mar de Cultura a proposta é utilizar aproximadamente 4% do incremento da receita prevista para 2010, estimada em R$ 43,6 milhões, o corresponde a um investimento em promoção da ordem a R$ 1,6 milhões a ser aplicado anualmente na promoção do destino.

O orçamento proposto prevê ainda os investimentos por mercado e segmento, conforme as prioridades estabelecidas no portfólio de produtos-mercados e a valoração real da oferta, que considera o grau de conhecimento dos produtos no mercado. Isso significa que aqueles produtos que já têm uma imagem estabelecida no mercado exigem uma estratégia de investimento em promoção diferenciada daqueles que ainda não são comercializados e nem conhecidos.


O Que Vamos Promover

A formulação da estratégia de promoção se fundamenta na criação de uma mensagem global para todos os diferentes mercados, e que será o elemento mais visível da oferta promocional e elemento da identidade turística de Paraty. Esta mensagem global é assim o instrumento estratégico central de toda a atividade promocional, que tecnicamente é constituída por três elementos:

A estratégia estabelece ainda uma comunicação integrada em que todas e cada uma das ações serão acompanhadas pela mensagem global, que assim se converte num guarda chuva para todos os produtos a serem ofertados.

Esta estratégia de integração pretende também chegar a todas as ações de comunicação e promoção do turismo de Paraty que venham a ser feitas pelos setores público e privado.

O Decálogo do Turismo Cultural de Paraty

Derivado da valoração dos atrativos turísticos, da imagem e do posicionamento desejados; e a partir das palavras que, na opinião dos profissionais que atuam no setor turístico do município e de seus turistas atuais, sintetizam ou exprimem o que é Paraty.

O decálogo é o conjunto dos argumentos e dos valores que podem estimular a decisão do turista potencial a viajar a Paraty e é o elemento central utilizado na formulação da mensagem global da promoção.

Os temas relacionados à cultura, ao entorno paisagístico e a atmosfera/ambiência foram os que receberam o maior número de menções e que, na opinião de dos diferentes representantes diretamente relacionados ao turismo cultural da cidade, são as que melhor sintetizam Paraty.

O turista atual compartilha da visão de quem vive em Paraty, destaca os aspectos relacionados à cultura, à paisagem e ao ambiente de tranquilidade.

Neste contexto, o decálogo proposto para Paraty, na perspectiva como destino referência em turismo cultural, é concebido a partir das orientações traçadas na Visão de Futuro e no Posicionamento Desejado, que propõe uma nova abordagem, salienta o valor da produção cultural, em seu ambiente singular, e mescla os aspectos do caráter global e local, da cultura material e imaterial.

mar cultura paraty cultura viva

mar cultura paraty cultura historia

mar cultura paraty paisagem cultural 

A Mensagem Permanente

A estratégia da promoção estabelece uma comunicação integrada onde todas e cada uma das ações de comunicação, fundamentada na criação de uma mensagem global para todos os mercados, que assim se converte num guarda-chuva para todos os produtos a serem ofertados.

A Mensagem Permanente é o slogan que resume os argumentos e valores do destino.

Paraty se caracteriza pela integração de seu rico patrimônio cultural, tangível e intangível, no deslumbrante cenário da Mata Atlântica, contornado pela Serra do Mar e Baía da Ilha Grande, numa paisagem cultural única.

Assim, a mensagem permanente exprime o que é Paraty, um lugar onde riquezas naturais e culturais se integram e instigam ao experimento e à vivência.

mar cultura paraty verde azul

 

 

 

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