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Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty

Fase II: A Formulação da Estratégia

 

A segunda fase está totalmente ligada à anterior e as duas juntas permitem explicar a situação atual, e mais do que julgar o que já foi feito, explicar as conclusões do diagnóstico e a solução para os problemas encontrados, definindo o futuro desejado, ou a visão de futuro: o que queremos e o que temos que fazer para que isto aconteça.

A formulação desta estratégia integra os aspectos do desenvolvimento e do marketing turístico, estabelecendo o que deve ser estruturado e promovido.

O que Queremos Ter

Estabelece as diretrizes para Paraty possa se consolidar como uma referência de turismo cultural, no que se refere à sua organização como destino turístico qualificado e posicionamento competitivo: a imagem e o lugar de seus produtos no mercado.

mar cultura visao posicao portfolio metas

A Visão 2010

O Plano de Desenvolvimento Nacional de Turismo, dentro do qual este Plano se insere, define 2010 como o ano de referência para verificação de resultados de seus programas e ações. A expectativa é que esse período seja suficiente para consolidar o posicionamento e a imagem da cidade como um modelo no segmento de turismo cultural no Brasil:

mar cultura visao 2010

É essa perspectiva de futuro que indica o caminho pelo qual se processará o desenvolvimento do turismo cultural de Paraty.


O Posicionamento Turístico Desejado

É uma síntese de identidade da imagem desejada e de sua diferenciação no mercado turístico. Baseada na avaliação do potencial dos atrativos turísticos, esta proposta define o posicionamento a partir do que Paraty tem de mais autêntico e original, que destaca também aspectos pouco conhecidos ou com baixo grau de aproveitamento.

O posicionamento desejado estabelece o vértice Cultura/Estímulos. O Eixo Cultura enfatiza as Populações Tradicionais, a Paisagem Cultural (interação natureza e presença humana), o Patrimônio (tangível e intangível), o Centro Histórico, as Vivências Culturais e ofertas de Arte e Cultura. No Eixo dos Estímulos o foco é nas Atividades que esse Ambiente Natural e Cultural propicia: as Festas Populares (profanas ou religiosas) os Eventos Culturais, as Visitas Técnicas/Estudos do Meio/Intercâmbios, os passeios e ações ao ar livre.


Posicionamento Desejado

mar cultura eixos 

  • Potencializar a cultura autêntica em uma natureza preservada (ou em um contexto natural favorável) e que agrega valor do patrimônio natural.
  • Expressões da tradição, manifestações, modos de vida e fazeres que acontecem em um cenário especial, que está enraizada na paisagem.


O Portfólio de Produtos e dos Mercados Prioritários

O trabalho técnico do levantamento e valoração dos atrativos turísticos permitiu estabelecer um ranking e organizar a grade de produtos do segmento de turismo cultural, o portfólio de produtos turísticos de Paraty. Paralelamente, com base na análise das pesquisas do trade e do turista atual, foram definidos os mercados geográficos prioritários.


Os Produtos Selecionados

A referência conceitual adotada para a seleção dos atrativos e produtos de turismo cultural de Paraty é a noção de “paisagem cultural”, conforme estabelecido na Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural adotada pela Conferência Geral da Unesco de 1972.

A idéia de “paisagem cultural” engloba o convívio singular entre a natureza, os espaços construídos e ocupados, os modos de produção e as atividades sociais e culturais em um território delimitado.

Com base no marco referencial teórico e na análise da potencialidade dos atrativos foi definido o Portfólio de Produtos do Turismo Cultural de Paraty, que consiste em:

mar cultura produtos selecionados

Atualmente existe uma concentração da oferta de turismo cultural no Centro Histórico, que é o principal atrativo de Paraty, tanto do ponto de vista da potencialidade quanto em termos de imagem; no entanto, o uso ou aproveitamento do patrimônio histórico e arquitetônico se restringe, quase sempre, a um city tour.

Assim, uma das prioridades é ênfase nos temas da leitura e interpretação desse acervo patrimonial e do conjunto de ofertas derivadas, como os museus e espaços culturais, artes e artesanato, eventos culturais, gastronomia, etc.

Outro aspecto é a estruturação de produtos turísticos a partir da cultura imaterial/intangível, bem como a utilização da paisagem cultural para a prática de atividades lúdicas, de conhecimento, de estímulo.

Quadro de Desenvolvimento de Produtos

mar cultura produtos quadro desenvolvimento 2008 10

Para determinar este Portfólio de Produtos-Mercados, foram consideradas as estimativas de volume por linha de produto, o tamanho dos mercados, o gasto médio do turista e custo de promoção segundo o mercado de origem.

Portfólio de Produtos por Mercado Geográfico

mar cultura produtos mercado geografico

 

 

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Fase I: Análise da Situação Atual

 

O Grau de Aproveitamento Atual 

 

O GRAU DE APROVEITAMENTO ATUAL

O grau de aproveitamento é calculado de acordo com os critérios de “notoriedade” e “concentração de oferta”, conforme metodologia apresentada no capítulo "A Situação da Oferta Turística de Paraty". Esta análise permite definir quantitativamente o gap de estruturação do conjunto da oferta turística do Município, considerando exclusivamente os produtos selecionados pelo Plano Mar de Cultura.

Neste primeiro gráfico é feita uma avaliação das possibilidades de aproveitamento dos atrativos turísticos, considerando o potencial máximo de 100% e o aproveitamento atual dos mesmos.

  • 50% é o grau de aproveitamento atual da oferta turística cultural de Paraty

mar cultura atrativos gap aproveitamento estrela aDas possibilidades de utilização dos atrativos turístico-culturais de Paraty existe um aproveitamento médio de 50%. É um gap que evidencia o baixo grau de conhecimento no mercado turístico, mas principalmente a forma de estruturação dos atrativos, por não possibilitarem ao visitante uma experiência compatível com suas reais possibilidades.

No entanto, quando analisados apenas os atrativos que estão no topo do ranking do valor potencial, os atrativos classificados como “Estrela” e “A”, que são aqueles que efetivamente têm capacidade de atrair visitantes, a situação é diferente. Neste segmento aproximadamente a metade apresenta um alto grau de aproveitamento atual e a outra metade uma realidade oposta, o aproveitamento é proporcionalmente inferior à média geral do município, conforme apresentado no gráfico.

mar cultura atrativos estrela a acima media

mar cultura atrativos a abaixo media

No grupo de atrativos com alto valor potencial e alto grau de aproveitamento atual se encontram o Centro Histórico e os atrativos que o integra, além dos eventos de natureza cultural, como a FLIP. No modelo de uso turístico atual esses atrativos, conforme a proposta e estruturação oferecidas estão em processo de saturação, pois estão próximos de atingir o grau máximo de aproveitamento; mas é importante considerar que também têm ótima imagem no mercado e garantem visibilidade excepcional ao destino.

A situação do patrimônio edificado merece uma atenção especial. Atualmente ele pode ser considerado o principal atrativo permanente, maior indutor do fluxo de turismo cultural, mas a avaliação do turista atual indica insatisfação quanto às ofertas existentes, a vivência não atende plenamente a expectativa do visitante.

O desafio que se coloca é exatamente a capacidade de criar novos usos e formas de aproveitamento, tanto do patrimônio material de Paraty, como de seus eventos culturais.

Na outra ponta, existe o conjunto de atrativos de alta potencialidade e baixo grau de aproveitamento, é o caso das comunidades tradicionais – os caiçaras, o Quilombo do Campinho e a Aldeia Indígena Araponga, e das festas populares – o Divino, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, entre outras, que se constituem o patrimônio intangível de Paraty. Atrativos que, se devidamente estruturados, podem aumentar o aproveitamento médio pelo turista, diversificar a oferta existente e ampliar o conceito de turismo cultural.

 

 

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Fase I: Análise da Situação Atual

 

Conclusões da Análise da Situação Atual: o Diagnóstico

Os instrumentos utilizados foram: a análise F.O.F.A. (ou SWOT, em inglês), que identifica a as ameaças e oportunidades/os pontos fracos e pontos fortes do turismo em Paraty; o estudo do posicionamento atual da cidade como destino turístico, estabelecido de acordo com visão que turista atual e os diferentes públicos envolvidos com o setor turístico têm da Cidade; e o grau de aproveitamento dos produtos turísticos atuais, numa avaliação comparativa entre o valor potencial dos mesmos e o que de fato é percebido pelo mercado, a partir do conjunto das ofertas de atividades estruturadas para o uso pelo turista.

mar cultura diagnostico entorno competicao

mar cultura diagnostico entorno economico

mar cultura diagnostico aspectos sociais

mar cultura diagnostico aspectos ambientais

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Pontos Fortes

São considerados como pontos fortes e pontos fracos, os aspectos intrínsecos à administração turística, que traduzem circunstâncias positivas ou negativas, convenientes ou inconvenientes, que favorecem ou dificultam o desenvolvimento do turismo cultural em Paraty.

mar cultura diagnostico produto turistico

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O Posicionamento Atual de Paraty no Mercado

O posicionamento de Paraty como destino cultural, na visão dos turistas atuais coloca a cidade no centro, proporcionalmente dividido entre os eixos cultura/natureza e sensações/estímulo.

É interessante observar que o mapa de posicionamento foi elaborado a partir dos dados da pesquisa com o turista atual, considerando a avaliação do que o visitante identifica como sendo o melhor de Paraty e o que ele mais gostou na viagem.

Em síntese, na visão dos turistas atuais, da comunidade e do trade turístico local, Paraty é um pouco de tudo. Na realidade de mercado esse posicionamento fragiliza o destino, não estabelece liderança e capacidade competitiva.

 

 

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Fase I: Análise da Situação Atual


A Avaliação dos Atrativos e Produtos do Turismo Cultural de Paraty

Feito o levantamento dos atrativos e produtos existentes, são realizados procedimentos de avaliação e hierarquização de forma a permitir, com base em critérios técnicos, a identificação de suas qualidades e valores específicos, bem como a natureza e os elementos que exercem ou podem influenciar no aproveitamento turístico de cada um, possibilitando o planejamento e facilitando as definições estratégicas.

O processo de valoração considera os aspectos potenciais e o estágio de desenvolvimento de cada atrativo, que é avaliado separadamente, estabelecendo-se dessa forma o valor potencial dos mesmos e o grau de aproveitamento existente.

O Valor Potencial

Para a definição do valor potencial foram adotados os critérios de singularidade, valor intrínseco e identidade regional.

Uma segunda valoração é feita, considerando o grau de aproveitamento que os produtos/atrativos têm no mercado turístico.

O Grau de Aproveitamento

A avaliação do grau de aproveitamento dos produtos/atrativos turísticos é realizada após a valoração pela potencialidade, considerando os critérios de concentração de oferta e notoriedade de cada um.

O grau de aproveitamento de cada produto turístico da cidade considera ainda a opinião dos turistas atuais de Paraty, do trade turístico e a presença desses produtos no catálogo dos maiores operadores nacionais.

Do ponto de vista metodológico os produtos que alcançam o topo da hierarquia são os produtos/atrativos “Estrela” e considerados, pela sua excepcional potencialidade, como imprescindíveis para conhecer um determinado destino turístico.

 

O Valor Potencial dos Atrativos Turísticos de Paraty

Atrativo Estrela

  • Centro Histórico 


Atrativos A

No grupo de Atrativos A ressalta-se a presença das festas populares e os eventos culturais entre os principais atrativos de Paraty. O caráter eventual restringe a possibilidade de “usos” desses atrativos, pelo potencial apresentado, são indutores de viagens e fatores de redução dos períodos de baixa temporada.

  • Alambiques
  • Aldeia Indígena de Arapongas
  • Ateliês de Artistas Plásticos
  • Caminho do Ouro (sítio histórico)
  • paraty casa da culturaCasa da Cultura de Paraty
  • Cirandas
  • Comunidade Quilombola do Campinho da Liberdade
  • Comunidades Caiçaras
  • Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
  • Festa do Divino
  • Flip Festa Literária Internacional de Paraty
  • Folia Gastronômica
  • Forte do Defensor Perpétuo
  • Igreja de Santa Rita e Museu de Arte Sacra
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios
  • Igreja N. S. das Dores (1800)
  • Paraty em Foco
  • Semana Santa
  • Sobrado dos Bonecos
  • Teatro Espaço


Atrativos B

Os produtos avaliados como “B” exercem uma função estratégica, permitindo a ampliação do período de permanência do turista ou a motivação de seu retorno à cidade.

  • Antiga Cadeia / Quartel de Patitiba / Biblioteca Municipal
  • Associação Recreativa de Tarituba
  • Carnaval
  • Chafariz da Pedreira
  • Encontro da Cultura Caiçara
  • paraty capela santa casa de misericordiaExposição do Caminho do Ouro
  • Festa de Nossa Senhora dos Remédios
  • Festa de Santa Rita
  • Festa de São Pedro e Procissão Marítima
  • Festival de Camarão da Ilha do Araújo
  • Festival de Musica Antiga (Master Class)
  • Festival de Musica da Primavera
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
  • Igreja de São Pedro
  • Igreja Nossa Senhora da Conceição de Paraty-mirim
  • Manifestações Culturais da Ilha das Cobras
  • Músicos de Paraty
  • Prédio da Prefeitura e Câmara Municipal
  • Santa Casa da Misericórdia
  • Sertão do Taquari - Experiências Agroflorestais
  • Silo Cultural
  • Sitio Histórico e Arqueológico de Paraty-mirim
  • Sociedade Musical Santa Cecília
  • Ymaguaré – Mitos e Lendas Indígenas

 

Atrativos C / Complementares

Os produtos classificados como “Complementares” também são apresentados como possibilidades de ampliação às opções existentes, ou em muitos casos são atrativos que despertam interesse de públicos muito específicos.

  • Aldeia Indígena de Paraty Mirim
  • Capela de Santa Cruz da Generosa
  • Capela do Corumbê
  • paraty divino bandeirolaCongada do Taquari
  • Corpus Christi
  • Encontro de Teatro de Rua
  • Espaço Cultural do Iphan
  • Fazenda Boa Vista
  • Fazenda Murycana
  • Festival da Pinga
  • Folias de Reis
  • Forro-Reggae de Trindade
  • Mostra de Cinema de Paraty
  • Réveillon
  • Santa Cruz dos Enforcados / Cruz das Almas


A Opinião Interna

Para obter a opinião do setor turístico cultural foram realizadas reuniões com representantes das áreas de cultura, hotelaria, restaurante, receptivo, lideranças comunitárias e setor público.

O objetivo foi o de verificar o modo como os profissionais e as lideranças do setor avaliam o estágio de desenvolvimento do turismo paratiense, com ênfase nas potencialidades e nos principais problemas existentes.

A discussão sobre a situação atual da oferta e da produção turística de Paraty apresentou uma visão crítica sobre o estágio de desenvolvimento do setor na cidade. Na opinião dos diferentes segmentos relacionados ao setor, a falta de ordenamento da atividade e de estruturação dos produtos são os pontos seriam os mais graves.

mar cultura situacao oferta turistica producao

A avaliação é de que a atividade turística mudou positivamente Paraty, estabeleceu perspectivas de futuro para a cidade, elevando a auto-estima da população. A imagem de otimismo é creditada ao potencial que Paraty oferece, com destaque para a excelência dos produtos e eventos culturais (FLIP, Paraty em Foco e Teatro Espaço) e para a autenticidade das comunidades tradicionais.

mar cultura dificuldades facilidades promocaoA análise sobre as dificuldades e facilidades da promoção turística feita pelos participantes estabeleceu o consenso em torno de um ponto positivo que é a mídia espontânea. Atribui-se um papel determinante dos chamados “formadores de opinião” e seu poder de influência nos veículos de imprensa. A televisão é considerada neste contexto como responsável por criar uma imagem própria de Paraty e por contribuir no processo de popularização do destino.

Por outro lado, na opinião dos representantes dos setores direta e indiretamente relacionados ao turismo em Paraty, falta à promoção turística uma ação profissional, coerente com o potencial que a cidade tem a oferecer. Entre os principais problemas apontados, destaca-se que as ações promocionais são sempre focadas em produtos isolados e que não estabelecem uma visão de conjunto do destino, aspecto apontado anteriormente como sendo a imagem mais representativa de Paraty.

mar cultura oportunidades turismo

A situação da oferta hoteleira também foi objeto de avaliação, como tema específico, mas também foi ponto de reflexão em vários outros momentos. Na opinião dos participantes um dos aspectos críticos no processo do desenvolvimento turístico de Paraty é que o setor hoteleiro cresceu muito em um curto período de tempo. Com oferta maior, houve queda no valor da diária de hospedagem, em prejuízo da qualidade, isso permitiu a atração de um fluxo maior e de menor rentabilidade.

O histórico de organização do setor turístico em Paraty também foi apontado como um elemento que dificulta a mobilização e adesão do setor hoteleiro às iniciativas com esse objetivo. Várias tentativas e fracassos. O exemplo mais contundente seria o Conselho Municipal de Turismo, ativo durante um período e que foi desarticulado pela própria Prefeitura.


A Opinião do Turista

Neste capítulo é analisada a opinião que o turista atual que visita Paraty tem sobre o destino, a avaliação que ele faz de seus atrativos turísticos, suas expectativas iniciais e a satisfação final. O objetivo é determinar o valor que o visitante atribui à cidade, a percepção do que ela tem de melhor e pior, do que mais gostou e do que menos gostou durante a estadia e qual é a imagem de Paraty como destino turístico.

Para trabalhar esses temas foram utilizados os dados disponíveis nas pesquisas existentes e complementados com um levantamento específico realizado para este estudo.
 

mar cultura melhor paraty 

Na percepção do turista atual, o melhor de Paraty é, em primeiro lugar, o conjunto dos atrativos culturais.

Sendo que 37% identificam os aspectos culturais - o Centro Histórico, o patrimônio, a arquitetura, a gastronomia, as pessoas e arte – como o diferencial da cidade. Em segundo lugar, totalizando 27% das opiniões, se destaca o grupo dos atrativos naturais – praias, natureza, cachoeira, baía – aos quais se somam os 6% dos que indicam as atividades relacionadas à natureza – passeios de escuna e mergulho. Um terceiro conjunto de opiniões pode ser agrupado em torno do tema da paisagem cultural, que inclui os aspectos da beleza cênica associada à atmosfera/ambiência criada ao longo dos anos, e que é destaca por 12% do total como sendo o melhor de Paraty.

Aos serem questionados sobre o “pior de Paraty”, os turistas identificam problemas relacionados à estrutura de serviços e equipamentos turísticos e à infra-estrutura urbana em geral. Os temas relacionados ao âmbito turístico – preço, atendimento, hospedagem, sinalização, falta de planejamento e de ofertas comerciais – é destacado por 36% do total como sendo o pior de Paraty atrás apenas da avaliação da infra-estrutura urbana, que é mencionada nesta categoria por 38% dos entrevistados.

O principal problema identificado pela pesquisa está na relação preço/qualidade/atendimento. Mas não referem propriamente os preços altos, os turistas avaliam que a equação não é satisfatória, existe uma expectativa que não é atendida devidamente. Dos aspectos de infra-estrutura urbana, a avaliação do turista coincide, em parte, com a opinião de quem vive na cidade; o visitante se queixa do ambiente de desordem urbana, da falta de conservação/manutenção, da falta de saneamento e destaca, principalmente, a limpeza urbana, item apontado por 12% do total como sendo o “pior de Paraty”.

 

 

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Fase I: A Oferta Turística de Paraty

 

A situação da Oferta Turística de Paraty

Neste capítulo serão abordados os diferentes aspectos referentes à situação atual da oferta turística de Paraty, considerando os fatores histórico-sociais, as condicionantes da paisagem natural e cultural do município, o que permitirá determinar a potencialidade dos atrativos culturais e o grau de aproveitamento como produto turístico. Com este objetivo, será utilizada a metodologia de valoração dos produtos turísticos desenvolvida pela Chias Marketing e aplicada, com sucesso, em vários planos de desenvolvimento e promoção turística elaborados pela Consultoria para várias cidades em diferentes países.

A análise considera ainda as condições da acessibilidade, da comercialização e da promoção. Questões que interferem diretamente na percepção que o mercado e o consumidor final têm do produto turístico.

O Território

Localizado no extremo sul do Estado do Rio de Janeiro na fronteira com São Paulo, entre as duas maiores capitais brasileiras, Paraty está situada na Baia da Ilha Grande e faz divisa com os municípios paulistas de Ubatuba e Cunha e Angra dos Reis, pelo lado fluminense.

Por sua localização, a Vila de Paraty teve nos primeiros séculos de sua história uma importância estratégica no cenário econômico brasileiro. Nesta época foi entreposto comercial utilizado para a entrada de mercadorias e escravos, para o escoamento do ouro das Minas e posteriormente para o café do Vale do Paraíba.

A abertura de novos caminhos e a criação de rotas alternativas dentro do País reduziu a importância do porto e gradativamente isolou Paraty. Primeiro foi a implantação do caminho novo para as Minas, que diminuía o percurso entre as lavras e o Rio de Janeiro, depois foi a construção da estrada de ferro entre o Rio de Janeiro e São Paulo, passando pelo Vale do Paraíba para escoar a produção cafeeira. Esse contexto de isolamento geográfico durou aproximadamente 100 anos e teve como conseqüência direta o processo de estagnação econômica, mas garantiu também a preservação e a integridade do patrimônio cultural e natural do município.

Paraty panorama coqueiros RobertoMourao 2013Somente na década de 1970, a construção de um novo caminho, a rodovia Rio-Santos, permitiu a integração de Paraty no ambiente econômico da região e permitiu o acesso do público a um dos mais íntegros sítios históricos brasileiros e a maior área contínua preservada da Mata Atlântica do País.

A paisagem natural é outro diferencial de Paraty, dentre os cincos sistemas naturais brasileiros considerados Patrimônio Natural pela Constituição Federal, o município incluí três deles: a Mata Atlântica, a Serra do Mar e a Zona Costeira.

A época do Descobrimento a Mata Atlântica ocupava quase toda a faixa litorânea do Brasil, indo do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, numa área de 1,3 milhões de quilômetros quadrado, equivalente a 15% de todo território nacional, atualmente o remanescente corresponde a 7,3% da área original.

Se o isolamento geográfico e a estagnação econômica impediram o crescimento de Paraty, por outro lado garantiram a preservação e a integridade de seus patrimônios naturais e culturais, elementos que a diferenciam de outras cidades brasileiras e que se constituí hoje em sua maior riqueza.

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O território paratiense abriga 5 unidades de conservação/proteção da Mata Atlântica, Área de Proteção Ambiental do Cairuçu, Área de Proetção Ambiental da Baía de Paraty, Estação Ecológica dos Tamoios, Estação Ecológica da Juatinga e Parque Nacional da Serra da Bocaína, conjunto inserido na Reserva Mundial da Biosfera, reconhecida pela Unesco em 1993. Mas a Mata Atlântica na região de Paraty também não escapou ilesa.

engenho cana movida boisNo final do século XVIII havia na vila mais de 150 engenhos e alambiques e boa parte da área do município se transformou em plantação de cana-de-açúcar. Hoje essa área foi naturalmente reflorestada formando uma mata secundária que cobre aproximadamente 80% do território paratiense. Os dados relativos ao estágio de conservação da Mata Atlântica indicam que em Paraty, encontram-se áreas de mata primária na Reserva Ecológica da Juatinga.

O Centro Histórico antes abandonado valorizou-se rapidamente e isso vem garantindo seu bom estado de conservação. Um inventário realizado pelo IPHAN em 2003 no âmbito do projeto "Cidades Históricas - Inventário e Pesquisa", mostrou que mais de 50% dos imóveis da região já tinham uso não residencial, o que de certa forma é coerente com a cidade entreposto comercial do passado.

Mas é necessário considerar que dos imóveis com destinação residencial, um grupo significativo se constitui como segundo domicílio, utilizados esporadicamente pelos proprietários. Na prática, um grupo representativo dos habitantes originais migrou para outras áreas de expansão da cidade.

Outro ponto de pressão é a valorização imobiliária nas regiões costeiras, onde normalmente ocorrem dois processos: a “venda” formal ou de “gaveta” para interessados de maior poder aquisitivo, esse é caso de áreas do Saco do Mamanguá, por exemplo; ou o crescimento urbano desordenado em áreas de praia, como aconteceu na Trindade. Sem lugar e condições adequadas de moradia, parte da população tradicional acaba por migrar para a cidade, atraídos muitas vezes pela possibilidade de emprego em alguma atividade ligada ao turismo, para morar em bairros populares da periferia, como a Ilha das Cobras e a Mangueira.

No entorno do Centro Histórico de Paraty se formou uma nova cidade, com residências, comércios e outros serviços, que se estruturaram em vários bairros marcados pela falta de planejamento e ordenamento urbano. Uma cidade caótica, com construções pouco harmônicas, entre ruas empoeiradas, intensa circulação de veículos e a poluição visual provocada por uma infinidade de placas de propaganda e de informação.


Os Atrativos do Turismo Cultural de Paraty

Para a elaboração dessa etapa da análise foi realizado um levantamento dos atrativos e produtos do segmento de turismo cultural de Paraty, que teve como base e referência:

  • O inventário Turístico do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico do Município de Paraty (2003)
  • A oferta turística de Paraty disponibilizada pelas agências de receptivo e pelas operadoras de turismo; e

Os dados levantados foram organizados em um banco de dados e uma pesquisa complementar foi realizada sobre cada atrativo, visando identificar qual é a disponibilidade de informação a respeito do mesmo, bem como ampliar a compreensão de suas características.

Os procedimentos adotados nessa fase foram:

  • Entrevistas com estudiosos e técnicos de Paraty como o historiador Diuner Melo e o arquiteto Júlio Cezar do IPHAN, entre outros
  • Visita técnica dos consultores aos atrativos, a exceção dos eventos, em função do período em que este projeto está sendo realizado
  • Pesquisa em fontes secundárias: livros de referência sobre cada tema, matérias de jornais, folhetos e páginas específicas da internet.

O conjunto de produtos de turismo ofertados pelas agências de receptivo em Paraty é relativamente diversificado. São oferecidas as atividades mais convencionais como o city tour pelo Centro Histórico, mas também produtos relacionados à cultura imaterial como vivência de culturas tradicionais, passeios pelo caminho do ouro, entre outros.

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Paraty é uma oferta disponível no catálogo das operadoras, 86% das empresas entrevistas informaram trabalhar com o destino. No entanto, a operação ocorre predominantemente quando há demanda do cliente, 79% das vendas acontecem apenas nesse contexto. Na prática, isso significa que o mercado formal do turismo conhece e tem estrutura comercial para vender Paraty e seus produtos turísticos, mas que não é, nesse momento, uma prioridade das operadoras em termos da exposição do produto, do esforço de venda para o cliente.

A pesquisa indica que as operadoras trabalham poucas ofertas concretas de Paraty. Os produtos disponíveis nas prateleiras são predominantemente as atividades de sol e praia “ilhas/praias”, 61% dos entrevistados informaram que essas são ofertas que constam de seu portfólio, seguidas pelo “city tour” e “hospedagem, com 50% e 43% de incidência respectivamente. É interessante observar, que apesar da assertiva sobre o conhecimento do destino, existe ainda uma certa confusão dos operadores sobre o que de fato Paraty oferece, tanto que Pinciguaba (em Ubatuba) aparece com 7% das indicações de oferta.

mar cultura faseI produtos ofertados 2008


Quando questionados sobre os fatores diferenciais de Paraty como destino turístico, os operadores destacam também os temas da cultura ou a ela relacionados.

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Para 21% dos operadores ouvidos pela pesquisa, o "mix" cultura & natureza é o principal fator diferencial de Paraty. Mas são os temas do universo cultural – identificados na arquitetura, história, gastronomia, cidade histórica, eventos culturais e o charme da cidade os seus fatores diferenciais – que engloba 57% das opiniões dos entrevistados.

A Seleção dos Atrativos e Produtos do Turismo Cultural de Paraty

O Inventário do Plano Diretor do Desenvolvimento Turístico de Paraty indica a existência de 375 atrativos naturais e 57 atrativos culturais.

Para os objetivos deste planejamento, será considerado exclusivamente o conjunto do Patrimônio Cultural: 22 edificações históricas, incluindo 3 fazendas fora do Centro Histórico, 32 eventos, entre os quais 8 festas religiosas tradicionais que fazem parte do calendário anual da cidade e integram outras formas de expressão e/ou manifestação – música, gastronomia, etc. A estes se somam a produção cultural – o artesanato, as artes, a pinga, a gastronomia, entre outros –, os modos de vida e os modos de fazer das populações tradicionais.

Para este Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty foram considerados outros aspectos dos atrativos culturais, tendo como referência as definições de cultura em seu sentido antropológico e de patrimônio. O conceito de patrimônio cultural – tangível e intangível – considera a essência de um povo, de sua identidade: o que se herda, vivência e se deixa de herança. “Patrimônio” é um conceito amplo, é dinâmico, e em construção.

Em 1972, a Conferência Geral da ONU para a Educação, Ciência e Cultura firmou a Convenção Sobre Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural e em 1998, a Conferência Intergovernamental sobre Políticas Culturais para o Desenvolvimento (UNESCO) amplia o conceito de “patrimônio” incluindo também os aspectos imateriais herdados ou criados pela sociedade.

De forma resumida, esta análise considerou todos os recursos do conjunto do patrimônio cultural de Paraty. Entre os inúmeros atrativos existentes, destaca-se o importante sítio histórico, conjunto arquitetônico harmonioso e singular no contexto da arquitetura colonial brasileira, reconhecido pelo IPHAN como Patrimônio Histórico Nacional.

A singela paisagem cultural – edificações, os caminhos históricos, a baía, a Mata Atlântica. As populações tradicionais, seus modos de vida e modos de fazer, sobretudo no relacionamento com o patrimônio natural de Paraty, na sustentabilidade dos recursos naturais, suas ricas tradições, manifestações e formas de expressão, que se traduzem em festas, danças, na produção artística e artesanal, na culinária, entre outros.

 

 

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Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty