Trilhas logo new

OrganizaçãoRoberto M.F. Mourão (roberto@albatroz.eco.br)
                          Albatroz Planejamento 

 

Estudo de Caso

Trilhas de Longo Percurso

Apallachian Trail / Trilha dos Apalaches 


appalachian trail map 555x1192pxappalachian triangle logoA Trilha Nacional Cênica dos Appalachian (The Apallachian Nacional Cenic Trail), conhecida como Trilha Apallaches (Apallachian Trail ou simplesmente A.T.) é uma trilha de caminhada que se extende pelo Leste dos Estados Unidos, entre a Springer Mountain no Estado da Geórgia e Katahdin Mountain, no Estado do Maine.

Click aqui ou no mapa ao lado para ver mapa detalhado.

A trilha tem extensão de cerca de 2.200 milhas (3.500 km), embora o comprimento exato mude ao longo do tempo à medida que trechos são modificados. A organização que a administra - Appalachian Trail Conservancy, afirma que é a trilha de caminhadas mais longa do mundo. Mais de 2 milhões de pessoas dizem ter feito pelo menos um dia de caminhada na trilha a cada ano.

É mantida por 31 clubes de trilhas e parcerias múltiplas, e gerenciadas pelo National Park ServiceUnited States Forest Service e a organização sem fins lucrativos Appalachian Trail Conservancy. A maioria da trilha está em áreas florestadas ou selvagens, embora algumas porções atravessem cidades, estradas e fazendas.

appalachian trail placa trekkerEla passa por 14 estados: Geórgia, Carolina do Norte, Tennessee, Virgínia, West Virginia, Maryland, Pensilvânia, Nova Jersey, Nova York, Connecticut, Massachusetts, Vermont, New Hampshire e Maine.

Foram propostas outras extensões no Estados Unidos pelo extremo sul da Cordlheira Apalaches, no Estado do Alabama, continuando para o Sul na Flórida, criando o que é conhecido como Eastern Continental Trail.

Caminhantes tentam percorrer a trilha em sua totalidade em uma única temporada - 1.110 caminhantes percorreram suas 2.000 milhas em 2016 (2000-milers). Muitos livros, memórias, sites e organizações de fãs são dedicados a essa aventura.

Uma extensão conhecida como International Appalachian Trail continua a Nordeste, atravessando o Estado do Maine e seguindo para o Canadá até Newfoundland, com secções continuando na Greenland, na Escandinávia, diversos países europeus e, atravessando para o continente africano no Marrocos.

Veja os trechos fora dos Estados Unidos - Europa e África.


História

apalaches Benton Mackaye Myron AveryA ideia da Trilha dos Apalaches surgiu em 1921 e foi completada em 1937, após mais de uma década de trabalho, embora as melhorias e as mudanças continuem. Foi concebida por Benton MacKaye (na foto com Myron Avery), um madereiro que escreveu seu plano original denominado "An Appalachian Trail, A Project in Regional Planning". A idéia de MacKaye detalha uma grande trilha que iria conectar fazendas, parques e florestas para uso dos habitantes dessa extensa cordilheira.

apalaches poste sinalizadoEm 1922, por sugestão do Major William A. Welch, diretor da Palisades Interstate Park Commission, sua idéia foi divulgada por Raymond H. Torrey com uma história no New York Evening Post sob uma manchete de página inteira intitulada "A Great Trail from Maine to Georgia!" A idéia foi rapidamente adotada pela nova Palisades Interstate Park Trail Conference como seu principal projeto.

Em outubro de 1923, foi inaugurada a primeira seção da trilha, desde Bear Mountain a oeste até o Harriman State Park até Arden, Nova York. MacKaye então pediu uma conferência de dois dias apalaches que se realizará em março de 1925 em Washington, D.C. Esta reunião inspirou a formação da Appalachian Trail Conference (atualmente denominada Appalachian Trail Conservancy - ATC.

appalachian original 1930 ATC brass diamond tree markerEm 1929, um juiz aposentado chamado Arthur Perkins e seu jovem associado Myron Avery assumiram a causa. Perkins, que também era membro da Connecticut Forest and Park Association e do comitê Blue Blazed Trails, encontrou Ned Anderson, um fazendeiro em Sherman, Connecticut, que assumiu a tarefa de mapear. Ele percorreu de Dog Tail Corners em Webatuck, Estado de Nova York, que faz fronteira com Kent, em Connecticut, em Ashley Falls, 50 milhas (80 km) até Bear Mountain na fronteira de Massachusetts. (Uma parte da trilha de Connecticut desde então foi reencaminhada (1979-1983) para ser mais cênica, aderindo menos às rodovias e mais à região selvagem, e inclui uma Ponte Memorial Ned K. Anderson). Na foto, à direita, sinalizador de cobre ATC 1930 original em uma árvore em Nova Jersey.

Os esforços de Anderson ajudaram a estimular o interesse renovado na trilha, e Avery, que liderou o projeto após a morte de Perkins, conseguiu levar outros Estados ao projeto. Ao assumir o ATC, Myron Avery adotou o objetivo mais prático de construir uma trilha de caminhada simples. Ele e MacKaye entraram em confronto com a ATC a um grande desenvolvimento comercial ao longo do caminho da trilha; MacKaye deixou a organização, enquanto a Avery estava disposto a redirecionar a trilha.

appalachian atc logoAvery atuou como presidente da ATC de 1932 a 1952, quando veio a falecer. Avery tornou-se o primeiro a andar de ponta a ponta, embora não como uma caminhada contínua, em 1936. Em agosto de 1937, a trilha foi completada até Sugarloaf Mountain, no Maine, e a ATC mudou seu foco para proteger as terras da trilha e mapeando a trilha para caminhantes.

Muitos dos destaques presentes da trilha não faziam parte da trilha em 1937: Roan Mountain, Carolina do Norte e Tennessee; o Mount Rogers, incluindo Grayson Highlands, Virgínia; o pântano de Pochuck Creek, Nova Jersey; Thundering Falls, Vermont; e Saddleback Mountain, Maine. Com exceção dos lugares onde o Corpo Civil de Conservação foi trazido (principalmente no Parque Nacional Shenandoah, Great Smoky Mountains e Maine), a trilha original geralmente subiue desceu as montanhas, criando condições de caminhadas difíceis e um percurso propenso a severa erosão. As equipes de trilhas da ATC e os clubes voluntários de manutenção de trilhas mudaram ou reabilitaram quilômetros de trilha desde então.

appalachian earl shafferEm 1948, Earl Shaffer (foto à esquerda) de York, Pensilvânia, trouxe uma grande atenção ao projeto quando reivindicou a primeira caminhada de norte a sul, o primeiro a reivindicar fazê-lo em cada direção.

Em 1998, Shaffer, com quase 80 anos, percorreu a trilha, tornando-se a pessoa mais velha a reivindicar uma caminhada completa. Muitas publicações foram e são escritas sobre a trilha. Shaffer fazia notas num diário sobre suas caminhadas. 

Em 1948, ele começou a viagem do Monte. Oglethorpe, na Geórgia (o extremo sul da trilha naquele momento). appalachian earl shaffer book boots

Com equipamentos escassos que seriam considerados como insuficientes demais pela maioria dos caminhantes, desde que ele usava botas desgastadas, sua mochila do exército e nenhum fogão ou barraca - ele alcançou o Monte Katahdin no Maine, em 124 dias, caminhando uma média de 17 milhas (27 km) por dia.

Especialmente depois que ele superou o ceticismo dos oficiais da Appalachian Trail Conference (que inicialmente acreditava que sua reivindicação de completar a rota era obviamente fraudulenta), sua viagem aumentou a conscientização pública sobre a trilha.

appalachian earl shaffer trail bookEle publicou em particular suas memórias sobre a experiência. Seu livro, Walking With Spring, reflete a experiência da maioria dos caminhantes AT, que o projeto de fazer a viagem inteira na direção norte (a escolha mais comum) é promovido por um tempo de início ao tempo nas montanhas da Geórgia, e aproveitando continuamente o progresso no norte de um clima mais ameno. Na foto ao lado, seu diário de viagens.

Em 1965, Shaffer subiu em 99 dias do Maine até a Montanha de Springer, que recentemente substituiu Oglethorpe como o fim da Geórgia, tornando-se a primeira pessoa a completar uma viagem em cada direção.

A primeira mulher a completar a caminhada foi Emma Gatewood, de 67 anos de idade, que completou a caminhada em 1955, levando 146 dias, repetindo a conquista dois anos depois.

appalachian Maine completion markerNa década de 1960, a ATC avançou para proteger a trilha do desenvolvimento, graças aos esforços de políticos e funcionários. O National Trails System Act, em 1968, designou o Pacific Crest Trail e Appalachian Trail como as primeiras trilhas pitorescas nacionais e abriu o caminho para uma série de Trilhas Scenic Nacionais dentro dos sistemas de Parque Nacional e da Floresta Nacional.

Os voluntários da trilha trabalharam com o National Park Service para mapear uma rota permanente para a trilha e, em 1971, uma rota permanente havia sido marcada (embora pequenas mudanças continuem até hoje).

Embora a Trilha dos Apalaches termine na Geórgia, as Montanhas dos Apalaches continuam para o sul até Flagg Mountain, no Alabama. Em 2008, a Pinhoti National Recreation Trail, no Alabama e na Geórgia, que termina em Flagg Mountain, foi conectada ao terminal sul da Trilha dos Apalaches através do Benton MacKaye Trail.

Em 2010, a legislatura do Estado de Alabama formou a Alabama Appalachian Mountain Trail Commission para fornecer recursos estaduais para melhorias de trilhas.

No final do século 20, o National Park Service havia completado a compra de todos trechos, exceto algumas milhas do traçado da trilha.


Topografia

appalachian map mountain rangeNão existem regiões sub-alpinas entre o Monte Rogers na Virgínia e o Monte Greylock em Massachusetts, principalmente porque a trilha fica abaixo dos 3.000 m pés (9000 m) do Parque Nacional Shenandoah na Virgínia para o Monte Greylock.

O Monte Greylock, no entanto, tem uma grande região subalpina, a única floresta desse tipo em Massachusetts, que se estende até 3.000 pés (910 m), o que no sul ficaria longe do ponto de corte sub-alpino. Isto é especialmente baixo porque Greylock está exposto aos ventos predominantes no oeste, já que as cimeiras ao longo do seu ridge crescem aproximadamente de 200 a 650 pés (61 a 198 m) acima de qualquer outro pico em Massachusetts.

Mais ao norte, vários picos em Vermont alcançam a zona sub-alpina, cujo fundo desce de forma constante à medida que se avança para o norte, de modo que, nas Montanhas Brancas em New Hampshire, muitas vezes ocorre bem abaixo dos 9000 m.

No Monte Moosilauke, que cume quatro mil e quatro mil e meia (1.464 m), é atingido o primeiro ambiente alpino na trilha, onde apenas a flora esporádica esparsa é intercalada com rochas nuas.

appalachian mountain rangeEntre as duas regiões é a região de krummholz, onde crescem as árvores descontroladas com os galhos orientados para longe do vento noroeste vigente, dando assim a aparência de bandeiras (geralmente são chamados de "árvores de bandeira").

Esta região se assemelha a terras baixas a centenas de quilômetros a norte no Canadá. Também contém muitas espécies ameaçadas de extinção. A trilha foi reencaminhada sobre a Escala Presidencial de New Hampshire para que o Appalachian Mountain Club possa proteger certas plantas.

O limiar alpino é geralmente entre 4.200 e 4.800 pés (1.300 e 1.500 m). Montanhas atravessadas pela A.T. acima da série incluem Mount Moosilauke, várias milhas ao longo da Cordilheira Franconia e ao longo da Escala Presidencial. Nos presidenciais, a trilha atinge até 1.988 m (1.917 m) no Monte Washington e gasta cerca de 13 milhas (21 km) continuamente por cima da linha de treineira, no maior ambiente alpino dos Estados Unidos a leste das Montanhas Rochosas.

Os segmentos da trilha através da Pensilvânia são tão rochosos que os caminhantes se referem à região como "Rocksylvania". Essas pequenas rochas - resultado da erosão que desgastou a sujeira ao longo das trilhas - podem ser difíceis de caminhar por longos períodos de tempo sem botas com sola rígida adequada.

Em Maine, a trilha se estende para ambientes ainda mais severos, e o crescimento sub-alpino e alpino desce para elevações mais baixas. O crescimento alpino no estado varia de cerca de 2.500 pés (760 m) na faixa de Mahoosuc a menos de 1.000 pés (300 m) em partes da região selvagem de Hundred-Mile, onde quase todas as áreas acima de 300 metros (1.000 pés) é floresta perene. Além do pinheiro branco, abeto e cicuta, predominante mais ao sul, o Maine tem muitas árvores de cedro ao longo da trilha.

appalachian glastenbury mountainVista panorâmica do alto de Glastenbury Mountain, Green Mountain National Forest, Bennington, Vermont.

Maine também tem várias regiões alpinas. Além de várias áreas do Mahoosuc, os Baldpates e Old Blue no sul do Maine têm características alpinas, apesar das elevações abaixo de 1.000 m (3.000 pés). Saddleback Mountain e Mount Bigelow, mais ao norte, cada um deles se estende um pouco acima de 1.000 m, mas tem extensas áreas alpinas, sem crescimento de árvores nos cumes e vistas desobstruídas em dias claros.

appalachian Mount Katahdin topDo Monte Bigelow, a trilha se estende por 150 milhas (240 km) com apenas uma pequena área de crescimento alpino em torno de 1.100 m (300 pés) no topo da montanha White Cap.

O Monte Katahdin (foto à direita), o segundo maior ambiente alpino no leste dos Estados Unidos, tem vários quilometros quadrados de área alpina na cúpula plana de "terra de mesa", bem como as falésias e aretes que levam a ele.

A linha limite das árvores no monte Katahdin é apenas cerca de 3.500 pés (1.100 m). Essa elevação em Massachusetts dificilmente seria uma região sub-alpina, e, ao sul de Virgínia, é constituída por uma floresta de planície. Isso ilustra a mudança drástica no clima acima de 2.000 km (3.200 km).

Apesar dos ambientes alpinos bem abaixo de 5.000 pés (1.500 m) em New Hampshire e Maine, alguns lugares mais altos mais ao sul não são alpinos. Exemplos incluem Wayah Bald na Carolina do Norte 5,342 pés (1,628 m) e Clingmans Dome no Parque Nacional Great Smoky Mountains 6.643 pés (2.025 m).

appalacian relevo parcial vermontGráfico parcial de altitudes ao longo da trilha em trecho no Estado de Vermont, North Sector. Em pés e milhas.  

 

 

Estudos de Caso - Trilhas de Longo Percurso

Trilha dos Apalaches / Appalachian Trail USA

 

Para Sobre Mais sobre Trilhas