Trilhas logo new

OrganizaçãoRoberto M.F. Mourão (roberto@albatroz.eco.br)
                          Albatroz Planejamento 

  

Trilhas de Uso Recreativo

Trilha de Uso Recreativo é a designação dada a trilhas existentes que contribuem para objetivos de bem-estar e saúde, conservação e lazer e recreação.

trilha inca trail steps downEssas trilhas podem estar situadas em parte ou inteiramente em áreas particulares ou públicas, em unidades de conservação municipais, estaduais ou federais, podendo eventualmente serem transnacionais.

A gestão de uma trilha de uso recreativo pode ser individual ou compartida por particulares, clubes voluntários, organizações não governamentais e/ou governamentais. 

Uma trilha de uso recreativo pode ter um uso único e específico (p.ex contemplação da natureza) ou multi-uso, compartido ou não, que atende uma ampla gama de atividades: caminhadas, ciclismo, canoagem, canionismo, equitação, corredores, pessoas que usam dispositivos de mobilidade (como cadeiras de rodas ), observação da natureza: flora (orquídeas, bromélias, plantas medicinais), fauna (aves, mamíferos, répteis), etc. Na foto acima, à esquerda, caminhantes percorrem a Trilha Inca, no Peru, uma trilha histórico-cultural, secular, utilizadas pelos Incas, convertida em trilha de uso recreativo de grande sucesso.

trilha equestre campofora atravessando banhadoQuanto ao uso múltiplo de uma trilha, podemos ter variação conforme a estação do ano ou do horário.

Por exemplo, uma mesma trilha pode receber observadores de aves pela manhã entre 5 e 8 horas, quando as aves estão mais ativas e, à tarde receber observadores de flora: bromélias e orquídeas.

Na foto à direita, grupo de turistas cavaleiros percorrem trilha equestre, atravessando um corricho na região da Serra Gaúcha, RS. 
© Campofora, Viagens a Cavalo.

Um bom planejamento, com antecedência, faz com que uma trilha específica ou multi-uso seja bem sucedida. Uma trilha bem projetada diminui os custos de manutenção a longo prazo e protege recursos naturais e histórico-culturais

O acesso, o clima e a segurança percebida do usuário afetarão o sucesso de uma trilha.


Europa

trilhas multiuso hiking cycling horsebackNa Inglaterra e no País de Gales, muitas trilhas e trilhas são de origem antiga e são protegidas por lei como direitos de passagem. Na República da Irlanda, a organização Keep Ireland Open faz campanha por direitos semelhantes.

Uma importante rede de trilhas de longa distância na Europa, a Via Alpina foi criada por um grupo de organizações públicas e privadas dos oito países alpinos em 2000. Foi iniciado pela Association Grand Traversée des Alpes, em Grenoble, França.


Estados Unidos

trilhas logo US National Park Servicetrilhas appalachian trail map ilustradoEm 1968, os Estados Unidos criaram o National Trail System (Sistema Nacional de Trilhas), que por sua vez criou uma série de trilhas nacionais "para promover a preservação, o acesso público, a viagem dentro e o gozo e apreciação das áreas ao ar livre, exteriores e recursos históricos da Nação".

Especificamente, a lei autorizou três tipos de trilhas:

  1. as Trilhas Cênicas Nacionais,

  2. as Trilhas Nacionais de Recreação

  3. as Trilhas de Ligação


O Ato de 1968 também criou duas trilhas pitorescas nacionais:

  1. Trilha dos Apalaches / Appalachian Trail

  2. Pacific Crest 

trilhas pacific crest trail map relevoAlém de solicitar que fossem estudadas mais catorze trilhas para possíveis inclusões, que inclui: National Scenic Trail, National Historic Tracks e National Recreation Trails

As trilhas longas americanas mais famosas são The Appalachian National Scenic Trail, geralmente conhecida como Appalachian Trail e a Pacific Crest Trail.

A Trilhas do Apalaches é uma rota de caminhada localizada no leste dos Estados Unidos, que se estende entre Springer Mountain, Geórgia e Mount Katahdin, Maine, com aproximadamente 2.200 milhas (3.500 km) de comprimento.

Pacific Crest Trail, com 4.286 km (2.663 milhas), é uma trilha de longa distância de caminhada associada a trilha equestre alinhada com a maior parte das serras da Sierra Nevada e da Cascade, que se situam a 150 km (150 a 240 km) a leste da costa do Pacífico dos EUA. A ponta sul da trilha está na fronteira dos Estados Unidos  com o México e a ponta norte na fronteira Estados Unidos-Canadá à beira do Manning Park, na Colúmbia Britânica, Canadá; seu traçado se faz através dos estados da Califórnia, Oregon e Washington.

Brasil

No Brasil, as primeiras publicações a respeito de trilhas tratam dos caminhos de penetração na Serra do Mar, no período da colonização.

trilhas caminho peabiruEm épocas pré-cabralianas o caminho mais importante foi o Caminho de Peabiru (tupi, "pe" - caminho, "abiru" - capim amassado).

Teria sido um conjunto de trilhas vicinais, supostamente desde a costa de São Vicente até o Paraguai; ou uma longa estrada, tronco de um primitivo sistema de trilhas que permitia o contato das tribos da nação Guarani, da bacia do Paraguai, com tribos do sul do Brasil, entre elas as que habitavam os campos de Piratininga.

O Peabiru, no qual os jesuítas teriam denominado Caminho de São Tomé, constituiria o mais importante caminho pré-colombiano, excetuando-se o eixo viário incaico.

trilhas pn itatiaia 80anosA partir da criação do Parque Nacional de Itatiaia, em 1937, iniciou-se no Brasil o estabelecimento do que hoje denomina-se Unidades de Conservação que, se devidamente implantadas, poderiam conter um sistema de trilhas organizado.

Após mais de 50 anos de criação do primeiro Parque Nacional, o Brasil não tem ainda um sistema nacional ou estadual de unidades de conservação devidamente implantado. Os exemplos são pontuais com implantação incipiente. Nossas áreas naturais, onde um sistema de trilhas para uso público seria compatível, não possuem infraestrutura adequada.

As trilhas existentes, esparsas, não recebem qualquer tipo de manutenção; quase todas sofrem o problema de erosão e há pontos críticos com relação à segurança; surgem não se sabe de onde e frequentemente desaparecem tomadas pelo mato devido ao desuso. Algumas ainda apresentam bifurcações que não levam a lugar nenhum. Soma-se a isto a constante ausência de mapas e sinalização.

bec mapao2012 frente miniEm 2004, no contexto do Programa de Certificação de Meios de Hospedgem (PCTS), foi elaborado o primeiro mapa nacional constando os principais destinos brasileiros de ecoturismo e turismo de aventura, os parques nacionais visitáveis à época e a lista de patrimônios da humanidade, pelos consultores Ariane Janér, da Bromélia Consult e Roberto M.F. Mourão, da Albatroz Planejamento, ambos do corpo técnico original do Instituto EcoBrasil.

A peça gráfica, destinada ao mercado internacional para a promoção do turismo responsável nacional, acompanhava e complementava um caderno bilingue espanhol-inglês: Brazil for Travelers / Brasil para Viajeros, com informações sobre turismo sustentável em diversos polos turísticos brasileiros. Links para donwload:

Posteriormente, em 2012, Bromélia Consult e Albatroz Planejamento atualizaram o mapa, reeditado e distribuido pela operadora receptiva internacional Brazil EcoTravel, marca do grupo DMC Compass Brazil (Destination Management Company), que tem Roberto Mourão como sócio-diretor. Link para download: 


Trilhas em Unidades de Conservação

No nível federal, felizmente, com a mudança de postura nos últimos anos do Instituto Chico Mendes de Conservação (ICMBio), que teve seus quadros de servidores - analistas ambientais e chefes de unidades de conservação, melhor capacitados e preparados, o Uso Público nas UCs tem sido levado a sério e, mesmo com a escasses de recursos financeiros, trilhas tem sido recuperadas, interpretadas e sinalizadas.

Um caso exemplar a destacar é a Trilha Transcarioca, um trabalho intenso de um grupo de voluntários, idealizada em 1997 por Pedro da Cunha Menezes, caminhante, pioneiro e profundo conhecedor do tema, autor da publicação Trilhas do Rio (1997) que descreve 39 trilhas no Rio de Janeiro.

 

 

Trilhas