Trilhas logo new

OrganizaçãoRoberto M.F. Mourão (roberto@albatroz.eco.br)
                          Albatroz Planejamento 


Estudo de Caso

Trilhas de Longo Percurso

Off-road Overland Travels

Perguntas e Respostas Frequentes


Sobre as viagens

overland logo salkantay trekkingQual a equipe / tripulação do caminhão que atua nas viagens ?
Exceto em circunstâncias excepcionais, nas viagens Overland, todos os veículos têm uma equipe de 2: um motoristas e um guia-tour-líder (tour leader), que muitas vezes se alternam na direção. Algumas viagens se inclui um cozinheiro. E em alguns trechos, em algumas viagens, um guia regional é contratado.

Quantas pessoas participam das viagens ?
Na maioria das viagens os veículos podem transportar um máximo de 24 viajantes, a média no entanto é de cerca de 16-20 em qualquer viagem. Viagens regionais têm um máximo de 18 pessoas por guia-tour leader, embora a média seja de 10 a 14 pessoas.

Como são os grupos das viagens ?
Não é idade que importa, mas a sua atitude!
overland logo Tucan TravelGeralmente, os grupos são feitos de pessoas aventureiras principalmente britânicas, européias, canadenses, australianas e neozelandesas predominantemente em seus 20's, 30's e 40's anos de idade. Muitas pessoas reservam as viagens com amigos ou parceiros, mas cerca de metade se juntam nas viagens como viajantes individuais.

Há algum tempo livre durante a viagem ?
Sim! Nas viagens o guia-tour-líder ajuda com reservas e informações gerais, mas você deverá buscar opções você mesmo e com o grupo. Se você quiser fazer o seu próprio tour por alguns dias, desde que o guia-tour-líder conheça seus planos, você pode tirar tempo do grupo e da viagem.

Preciso estar preparado fisicamente para fazer a viagem ?
Uma atitude positiva e uma mente aberta são provavelmente mais importantes do que estar fisicamente aptos. overland logo nomad outdoorEm overland trips espera-se que você ajude com as tarefas diárias, como cozinhar e limpar o interior do caminhão, mas qualquer pessoa que leve a uma vida normal e ativa deve ser capaz de lidar com isso. Alguns passeios e atividades envolvem um nível médio de aptidão física. Em tours locais como escalar o Monte Sinai, o Caminho Inca, necessita-se um preparo mínimo. Se, por exemplo, você decide caminhar pela Trilha do Inca, ou vá observar gorilas da montanha (silver back gorillas) no Congo, é necessário um nível médio de preparo. É bom treinar caminhadas ou entrar numa academia antes do início da viagem. Isso ajudará você a caminhar agradavelmente. Se você tiver alguma preocupação específica sobre a sua capacidade de realizar uma viagem, converse com a agência sobre o grau de dificuldade da viagem. Ma pode ter certeza que você voltará mais em forma do que quando começou a viagem.

Eu sou solteiro e não vou acompanhado - tenho que pagar suplemento (single supplement) ?
Não é cobrada "taxa suplemento-solteiro" (single supplement), que é normal quando se viaja em grupos de excursões convencionais. Se você estiver viajando sozinho, você se juntará a um outro viajante na mesma barraca, do mesmo sexo quando acampados, e o mesmo acontece com quartos duplos ou compartilhados em albergues, hotéis ou pousadas.

overland truck campingQual tipo de alojamento é fornecido ?
Vou ter compartilhar quarto com outros membros do grupo ?

Os alojamento são compartidos para manter baixo o custo para os viajantes umas vez que esse tipo de viajante costuma compartir quartos. Nas Overland Trips em geral se usam barracas tipo "Dome" que são projetadas para 3 pessoas, mas que são usadas só para 2 pessoas. As barracas tem o piso forrada e tela-mosquiteiro nas portas e, em geral, se acampa em campings ou bosques sombreados. Nas cidades, quando se usa albergues, hotéis ou pousadas, poderá ser que a acomodação, para manter custos altos, seja em quartos duplos, triplos ou quadruplos, distribuidos por sexo dos participantes, excepcionamente podendo haver necessidade de misturar sexos. Às vezes, caso você queira privacidade, é possível pagar extra por um quarto individual, mas isso não pode ser garantido.

O que são excursões opcionais ?
São atividades opcionais que você pode escolher para fazer durante sua viagem. P.ex. escalar o Monte Kilimanjaro onde necessita-se de guias especializados e alugar roupas quentes. overland logo Dragoman webIsso mantém o custo das viagens baixos e dá-lhe um maior grau de flexibilidade e independência para você decidir quanto seu orçamento de gastos extras pode pagar; flexibilidade para decidir quando e a que horas do dia ou com quem visitar uma visão particular, em vez de, p.ex., com todo o grupo em um tempo pré-ordenado. Se você decidir não se juntar a uma excursão particular, você terá tempo livre para relaxar ou se deslocar para o mercado, vila ou praia, dependendo de onde estamos. Você paga as excursões opcionais ao operador local, garantindo que o dinheiro permaneça com esse operador na comunidade local e isso garante que você esteja pagando o preço verdadeiro por qualquer excursão opcional que você deseja fazer. Consulte a página de viagem relevante para as atividades que você pode fazer naquela viagem e para listar os preços e a moeda para pagar.

overland logo north americaPosso contactar outros viajantes e fazer amigos antes de eu ir ?
Claro. No momento da reserva, as empresas perguntam se você gostaria de compartilhar seu endereço de e-mail com outros viajantes na sua viagem. Se você clicar em sim e depois de confirmar a sua reserva, você poderá contatá-los. As empresas em geral mantem endereço no Facebook, possibilitando seguir e contatar outros viajantes.

O que são "complementos ou extras de viagem" ?
Os "extras ou complementos de viagem" são excursões que não estão incluidas no programa geral da viagem e que precisam ser reservadas e pagas antecipadamente antes da sua viagem. Por exemplo: Trekking para Observação de Gorilas da Montanha (Mountain Gorilla Trekking), Escalada do Monte Kilimanjaro, ambos na África. 
Os extras podem ser reservados antes ou depois da sua viagem, com exceção do Mountain Gorilla Trekking que pode ser feito antes de sua viagem, no máximo 8 semanas antes da partida. Em geral os extras exigem pagamento integral no momento da reserva e será adicionado ao custo total da viagem.

Licença para Observação de Gorilas (Gorilla Trekking Permit)
overland SilverBack marricheDevido à popularidade da caminhada para observação de gorilas da montanha (Gorillas Trekking) e à disponibilidade limitada de obtenção de licenças com a agência ambiental Wildlife Authority, responsável pela organização das permissões requer antes da confirmação ser concedida: dados completos do passaporte e comprovante do pagamento integral. Para confirmar sua licença, é essencial que você informe sobre o seu interesse no trekking no momento que faz sua reserva. Faz-se as reservas com muitos meses de antecedência, às vezes 6 meses antes da visita. Tenha em mente que Mountain Gorillas são animais selvagens e, como tal, não há garantia de vê-los, contudo nunca tem isso acontecido em viagens anteriores. (na foto à direita, silverback gorilla Marriche, líder de um clã de trinta indivíduos no Kahuzi-Biega National Park © Roberto M.F. Mourão, Overland London-Nairobi, Bukavu, Rep. Democrática do Congo, 1986).

Posso ver a migração de gnus (wildebeest migration) na minha viagem ?
overland gnu drawingA migração de gnus é um evento natural e a ocorrência pode variar ano a ano. No Serengheti National Park, Kenya: dezembro, janeiro, fevereiro, março. A estação de partos ocorre no final de janeiro até meados de março, quando os rebanhos se reúnem nas pastagens do Serengeti e da cratera do extinto Vulcão Ngorongoro. Aproximadamente 500 mil bezerros nascem dentro de um período de 2 a 3 semanas, um dos nascimentos em massa mais sincronizados no mundo animal. No Masai Mara Natural Reserve, na Tanzânia: julho, agosto, setembro, outubro. overland logo wildbeest migrationEm julho, inúmeros rebanhos se acumulam ao longo do Rio Mara, avolumado pelas cheias - uma barreira final para a pastagens do Masai Mara. O habitat permanente se encontra nas exuberantes planícies verdejantes do Masai Mara. Com um agloramento de mais de 2 milhões de animais. Este é o momento para muitos predadores em busca de sustento para suas famílias. Leões, leopardos e hienas se aglomeram para predar os ruminantes que além dos gnus, ocorrem zebras, antílopes e gazelas. É possível reservar um safari no Masai Mara com antecedência de 3 ou 4 dias.

Informação sobre preços de viagem

overland logo asia overlandO que está incluído e não está incluído numa overland trip ?
Os preços variam de agência a agência, data e duração da viagem. Mas tudo está disponível nos websites das empresas que descrevem o que está e não está incluido. Mas para garantir é sempre bom solicitar um folheto com os detalhes e os termos e condições. Vide abaixo exemplos.
Click para ver viagens e preços da Oasis Overland 
Click para ver viagens e preços da Tucan Travel, Adventures with Passion
Click para ver Termos e Condições da Intrepid Travel, Real Live Experiences
Click para ver Termos e Condições da Dragoman Overland Lifestyle

O que é Pagamento Local, PL (Local Payment, LP) e o que ele cobre ?
A maioria das viagens envolvem dois pagamentos. Um é o preço da viagem que é pago à operadora ou ao seu agente de viagens, antes da partida. O outro pagamento denominamdo "Pagamento Local", que é pago ao tour-leader ao se juntar à viagem, que em algumas  viagens não existem. overland kitty money vaquinhaEste é um valor pré-determinado que cobre o custo de suas despesas diárias durante a viagem, como alimentos, guias locais, lenha, gás, algumas taxas de entrada para certos locais e parques, acomodações, etc. Ele vai para uma variedade de serviços que o tour-leader paga em dinheiro, direto para as pessoas locais no terreno, uma vez que as transferências de dinheiro internacionais podem ser caras e problemáticas. O LP ajuda a reduzir o preço global da viagem que, por sua vez, lhe permite economizar custos. A vantagem dos pagamentos locais sobre os sistemas baseados em "kitty" é que, uma vez que o LP foi coletado, você não receberá cobranças adicionais. Kitty ("gatinho", mas deve ser traduzido como 'vaquinha", no Brasil) é um fundo coletivo que é pago durante a viagem e é gerenciado pelo líder da turnê. Ele administrará esse fundo com uma contabilidade abertas para que qualquer membro do grupo, a qualquer momento, possa verificar as contas. No final da viagem, se sobrar, o dinheiro restante no kitty, é rateado aos membros do grupo.

Reservar uma Viagem

Quanto tempo de antecedência devo reservar minha viagem ?
overland adventure illustrationÉ difícil dizer com precisão, mas é aconselhável reservar a maioria das viagens com pelo menos 4-5 meses de antecedência para garantir uma vaga. Algumas viagens e datas enchem-se muito mais rápido do que outras, especiviagem almente se coincidem com eventos ou datas particulares (Carnaval, Natal, Ano Novo, Páscoa, etc.). Lembre-se também, quanto mais adiante você reservar, geralmente os vôos mais baratos também são!

Como posso verificar a disponibilidade?
Depois de encontrar a viagem perfeita para você - é fácil verificar a disponibilidade online. Se o website indicar que há menos de 5 lugares disponíveis, entre em contato com a agência.

Posso manter um lugar em uma viagem enquanto eu verificar a disponibilidade do vôo ?
Você pode solicitar a manutenção provisoria de um lugar por alguns dias sujeito a disponibilidade, o que lhe permitirá verificar a disponibilidade de voos, etc. Basta contactar a agência e eles farão uma pré-reserva para você, com eventual pagamento de sinal reebolsável dentro de um tempo limitado.

E se eu mudar de idéia sobre minha viagem?
Há um período de reflexão qie pode varias de 5 a 30 dias, período terá direito a cancelar sua reserva. Se você cancelar sua viagem durante este você não terá mais responsabilidade e a agência reembolsa o depósito pago, menos eventuais despesas incorridas que não se podemos recuperar, como vôos, permissões de Gorilla Trek, permissões de Trilha Inca ou reservas de hotéis feitas com antecedência. É altamente recomendável que você use este período para pesquisar completamente sua viagem e se certificar que você pode cumprir plenamente os termos e condições.

Quando a reserva da minha viagem será confirmada?
A agência enviará sua confirmação de viagem por e-mail dentro de alguns dias após receber sua reserva e pagamento. Eles lhe enviarão informações abrangentes antes da partida em relação à sua viagem, incluindo instruções de conecções, alojamento pré e pós-viagem, vistos, vacinas, gastos e seguro de viagem, etc. As informações pré-partida também podem ser baixadas na página de resumo da viagem que você reservou. Não reserve nenhum voo até receber a confirmação de sua reserva.

Quando é que o saldo restante da viagem deve ser pago e como posso pagar?
Para viagens de mais de 20 semanas de duração, um novo pagamento provisório não reembolsável é necessário 4 meses antes da data de partida. O saldo de todas as viagens será devido 10 semanas antes da data de partida da viagem e a agência lhe enviará um aviso por e-mail uma semana antes do pagamento.

E se eu precisar cancelar minha viagem?
Sob eventuais impedimentos e circunstâncias que você precisar cancelar sua viagem, confira a política de cancelamento que aplica nos  Termos e Condições no website ou em algum prospecto que lhe foi enviado.

Posso transferir minha viagem?
Em certas circunstâncias, pode ser possível transferir sua viagem para outra data ou uma viagem diferente. Confira os Termos e Condições para obter mais informações.


Informações de Partida e Alojamento / Hospedagem

Onde posso trocar dinheiro no início da viagem ?
Você pode trocar dinheiro na maioria dos aeroportos após a chegada ou do Foreign Exchange Bureau's, perto de seus hotéis ou campings. O tour-leader da viagem lhe informará onde você pode trocar dinheiro durante toda a viagem.

Onde minha viagem começa?
A hora de início da viagem e o local de partida podem ser encontrados na página de resumo de viagem que você está interessado. Normalmente a agência publica no website a página de resumo da viagem e você terá essa informação. Alternativamente, consulte as informações pré-partida que você recebeu quando você reservou sua viagem.

Posso reservar um hotel na cidade de início da viagem e como?
overland faq belicheSim, voce pode reservar sua acomodação pré-viagem na maioria das cidades de partida. A informação pré-partida para essa viagem particular lhe dará as informações que você precisa para detalhes da hospedagem. Você pode solicitar alojamento através da agência ou faze-lo por si próprio em websites de reserva de hospedagem. Isso deve ser feito pelo menos 4 a 6 semanas antes da data de partida da viagem e está sujeito à disponibilidade. Algumas cidades não tem transferências para o aeroporto-hotel (shuttle services), mas existem serviços de táxi do aeroporto.

Reunião Pré-partida - E se eu não conseguir participar, quando é?
Se você não pode participar da uma reunião pré-partida, informe a agência com os detalhes da sua chegada ao ponto de partida. Eles informarão seu tour-leader da viagem para informá-lo quando você chegar e informarão onde você pode se encontrar com o grupo ou o caminhão.

Posso reservar hospedagens pós-viagem?
No primeiro dia da sua viagem, a agência ou o tour-leader irá reservar a hospedagem que você precisará - hotel ou camping, para quando a viagem terminar. Mas isso deverá contar das informações pré-partida.

Quanto tempo antes da minha viagem, eu devo chegar?
overland faq despertadorSugere-se um mínimo de 1 a 2 dias antes do início da viagem, já que a maioria dos itinerários de viagem não inclui tempo para visitar a cidade de partida. Normalmente, há uma reunião pré-partida na noite anterior ao dia 1 da viagem ou no dia de partida, os detalhes estão nas informações pré-partida. Se você não pode fazer a reunião, informe-os.

Informação de vôo e transferências de aeroporto

As agências vendem passagens aéreas ?
overland faq aviao voosEm geral não. Os preços de voos podem variar muito em função de fatores como, onde você está, época do ano, sua rota e sua idade. É fácil encontrar preços para voos on-line, através de vários mecanismos de pesquisa ou direto com sites de companhias aéreas.

Vacinas e Conselhos Médicos

Preciso de vacinas para minha viagem ?
Consulte seu médico de família ou uma clínica para obter conselhos sobre quaisquer problemas médicos. Sugere-se 8 semanas para obter todas as vacinas. Algums agências conseguem descontos em vacinas e medicamentos.

Preciso de um kit de primeiros-socorros ?
Recomenda-se que todos tragam seu próprio kit pessoal. Em geral os caminhões carregam um kit médico abrangente para emergências. Importante que voce leve medicamentos de uso pessoal e específico p.ex. para pressão arterial, diabetes, alergias, etc. Nesse caso específico seu médico pessoal é o mais indicado para orientá-lo. 

Preciso tomar medicamentp anti-malária?
É importante que você procure o conselho de um médico corretamente qualificado, seja seu médico pessoal ou uma clínica de viagem. Se houver um conflito de opinião ou conselho, então, sempre recomenda-se que você vá com a opinião qualificada, e sugerir que você procure mais opiniões qualificadas em caso de dúvidas. As agências não podem dar conselhos médicos. Você deve estar ciente de que, sempre que exista um risco, qualquer profilaxia de malária que você está tomando só oferecerá proteção parcial. Eles devem ser associados com seus próprios esforços para evitar a ser picado - o que é a melhor prevenção. Os mosquitos transmissores de malária ou dengue agem após o pôr-do-sol e, a partir desse momento, você deve usar camisas de manga comprida e calças. A pele exposta, especialmente os tornozelos, deve ter repelente de insetos pois é onde mais atacam. Há uma série de tratamentos de malária no mercado e em geral os locais de ocorrência tem bastante conhecimento da doença e meios de tratá-la. RM pegou malaria

Onde é o melhor lugar para obter aconselhamento médico antes de viajar?
É melhor entrar em contato com o seu médico pessoal ou num posto de saúde perto de você para aconselhamento.


Vistos e Passaportes

Quantas páginas preciso no meu passaporte para minha viagem e quanto de válidade ?
Você precisará de pelo menos 1 página em branco por país em seu passaporte, que deve ser válido por pelo menos 6 meses a partir da data de partida da sua viagem. Se você tem dupla nacionalidade, você só pode usar um passaporte para toda a viagem.

Preciso de visto para a minha viagem e quanto vão custar?
De um modo geral, a maioria das nacionalidades requerem vistos para vários países das viagens. No entanto, a maioria destes podem ser obtidos na rota, portanto, muitas vezes não é necessário que você as obtenha antes de sair. Para obter informações mais detalhadas, veja cada página do website da agência de viagem você está interessado. Ao reservar uma viagem, você também deverá receber esta informação na sua informação pré-partida. Observe que é sua responsabilidade garantir que você tenha todos os vistos.

Dinheiro, Orçamento e Moeda

Onde posso guardar objetos pessoais e dinheiro durante a viagem ?
overland faq cofreA maioria dos hotéis tem cofres. Os caminhões e veículos têm um cofre a bordo onde você pode deixar seu dinheiro, passaporte e objetos de valor. Mas note: todos os pertences pessoais que são deixados no caminhão ou nos hotéis, mesmo que sejam armazenados no cofre, são deixados por sua conta e risco e as agências não pode ser responsabilizadas por qualquer dano ou roubo que possa ocorrer.

O que devo prever como orçamento na minha viagem?
Os hábitos de gastos pessoais e os orçamentos diferem muito de pessoa para pessoa. As ag6encias fornecem informações detalhadas na seção "Antes de Ir" de cada viagem. Sugere-se um montante para o orçamento diário ou semanal, para despesas gerais pessoais e vistos, juntamente com para excursões opcionais que estarão disponíveis na sua viagem. É melhor sempre superar um pouco o orçamento. Os preços que as agências citam  para atividades opcionais são aproximados e seu orçamento para gastos pessoais dependerá de quanto você planeja comprar, comer fora e socializar.

Quais moedas são melhores?
É melhor trazer em espécie com uma combinação de dólares e libras esterlinas. Euros também estão se tornando amplamente aceitos. Os cartões de viagem pré-pagos também são uma opção se você estiver preocupado em trazer todo o seu dinheiro em espécie. Mas leve pelo menos 50% de seu dinheiro em espécie. Alguns viajantes preocupam-se em transportar tanto dinheiro com eles, no entanto, todos os caminhões estão equipados com um cofre a bordo para dinheiro e passaporte. Os cheques de viagem, embora melhores para a segurança são difíceis de cambiar e geralmente cobram  uma taxa elevada de 2 a 8% para trocá-los.

Cartões de Crédito e Débito
overland faq cartao creditoUma combinação de vários tipos é sugerida, pois nem todos os cartões são aceitos em todos os lugares. Visa e Maestro são melhores, a MasterCard tem acesso limitado em partes da África. Recomenda-se que informe o seu banco de que você estará usando seu cartão no exterior para evitar que seja bloqueado. Desencoraja-se de confiar no seu cartão de caixa eletrônico como uma fonte primária de fundos caso ele seja perdido, roubado,  engolido ou a máquina não está funcionando. Em alguns destinos, provavelmente não vai nem ter banco ou caixa eletrônico durante dias, por isso ter uma moeda forte para trocar é essencial. As taxas da Comissão variam entre 2 a 8%.

Cartões de Dinheiro ou de Viagem Pré-pagos
Estes cartões são semelhantes aos cartões de crédito e de débito normais, mas podem ser pré-carregados com dinheiro antes de viajar com um valor fixo, o que lhe permite retirar esse dinheiro usando o cartão, sendp que alguns têm chip de proteção. É uma maneira mais segura de acessar o dinheiro em sua viagem e mais fácil de usar do que os cheques de viagem, mas novamente, não confie nisso como seu único meio de fundos em uma viagem.

Seguro de Viagem

Preciso do seguro de viagem pessoal e como posso comprá-lo ?
Definitivamente! As agências exigem - e alguns países, que todos tenham seguro de viagem pessoal. Os seguros abrangem assistência médica, bagagem, repatriamento, a maioria das excursões opcionais e moeda.

Quando devo comprar o Seguro de Viagem?
Recomendamos que você faça um seguro de viagem assim que você reservar sua viagem, já que certas políticas podem cobri-lo se você tiver que cancelar sua viagem por algumas razões.

O que levar

Preciso levar saco de dormir e isolante térmico ?
Você precisará trazer um saco de dormir e um isolante térmico, ambos de 4 estações.

Preciso trazer minha própria barraca ?
As agências oferecem barracas espaçosas, em geral tipo 'Dome' para 3 pessoas onde alojam 2 viajantes para maior conforto.

Que tipo de bagagem devo trazer ?
overland faq bagagemUma mochila convencional / hold-all é recomendada para seus pertences de capacidade de 70 a 90 litros de máximo, também recomenda-se que você tenha uma mochila day-use de 15-20 litros para transportar seus itens essenciais diários. Malas duras não é uma boa idéia nos caminhões, e pode não caber no seu armário. Note que não há espaço para nos caminhões para armazenamento extra, por isso, deixe suas as pranchas de surfe, bicicletas, etc. em casa! Se precisar aluguel nos locais.

Vestuário e Calçados
Todas as roupas devem ser leves, duráveis ​​e facilmente laváveis. Não traga nenhuma roupa militar ou de camuflagem, pois pode ser perigoso de usar e ilegal em certas regiões e países. Muita gente se agasalha demais, então, ao invés de trazer muitos suéteres grosso, use roupas em camadas quando estiverem nas regiões mais frias (utilize roupas como camadas de uma cebola). As noites podem ser frias em altas altitudes, por isso é uma boa idéia trazer pelo menos um par de calças, várias blusas / meias finas que você pode usar em camadas. Também é essencial que você tenha botas  e/ou calçados bons e confortáveis adequados para caminhadas e trekking. Botas têm um excelente suporte e aderência, devem ser usadas e idealmente srem impermeáveis. Sandálias de borracha ou flip-flops. Se você estiver caminhando na Trilha do Inca, consulte informações para obter notas sobre os limites de embalagem e carga.

Mochila Day-pack (caminhadas curtas / 1 dia)

  • overland day pack gearcantil, garrafa d'água ou camelback
  • canivete swiss army
  • jaqueta leve / à prova de vento com capuz (windbraker)
  • boné ou (preferencialmente) chapéu com alças
  • toalha pequena de alta absorção
  • bastões de caminhada
  • meias e camisa de manga longa sobressalentes
  • sunga ou calção de banho
  • sandálias de tiramapa e bússola
  • repelente de insetos
  • lanterna ou headlamp
  • saco plásticos zip-lock para proteção caso chova
  • barrinha cereais ou chocolate, fruta e/ou rosquinha doce


Lista para que sua experiência seja mais fácil e confortável.
Mas priorize o mínimo peso e o essencial conforme o tempo e local de viagem.

  • overland camping backpack gearóculos de sol
  • binóculos pequeno
  • lanterna e/ou head lamp
  • travesseiro inflável
  • sabonete líquido
  • bastão de caminhadas
  • cinturão porta-dinheiro de algodão
  • guarda-chuva pequeno, dobrável
  • bolsa com fecho para dinheiro e objetos de valor
  • sacos de plástico (zip lock) para manter as coisas secas
  • fio de nailon para varal, prendedores, sabão em pó biodegradáve
  • canivete suíço (não colocar na bagagem de mão quando viajar no avião)
  • relógio despertador pequeno
  • adaptador de conexão com porta usb
  • kit primeiros socorros pequeno com remédio para diarréia, reidratação, creme anti-séptico, curativos estéreis, emplastros, analgésicos, etc.
  • overland camping stuff illustrationkit de costura pequeno
  • protetor labial, bloqueador solar com alto fator UV
  • repelente de Inseto e creme pra picadas
  • papel higiênico - levar um rolo com você o tempo todo
  • gel antibacteriano para limpeza das mãos
  • lenços úmidos
  • fones de ouvido e máscara de dormir
  • relógio de pulso plástico barato
  • se usar - lentes de contato e solução
  • cartões de memória ou disco rígido ou pendrive
  • baterias recarregáveis ​​de reserva
  • material para escrita, livro de endereços e diário
  • dicionário de frases de tamanho de bolso
  • jogos de viagem, baralhos e livros de bolso
  • kit primeiros socorros pequeno com remédio para diarréia, reidratação, creme anti-séptico, curativos estéreis, emplastros, analgésicos, etc.
  • presentes para crianças locais - canetas, lápis de cor, blocos de notas pequenos. Para desencorajar uma mentalidade de mendicância, recomendamos você dar esses presentes em escolas ou centros de acolhimento de crianças, em vez de distribuir na rua.


Comida e Bebidas na Viagem

Se tenho dietas especiais, isso será um problema ?
overland food dietVegetários / Vegans / intolerantes a Glutose e à Lactose. Se você é vegetariano ou tem outros requisitos dietéticos específicos, informe a agência quando fizer sua reserva para que possam informar com antecedência ao tour-leader, que fará o possível para atender a qualquer exigência dietética ou intolerância alimentar. Deve-se lembrar que a variedade de pratos disponíveis pode não ser o mesmo que os consumidores de carne. Se houver algo em particular que você precisa em sua dieta ou por alergia, será melhor trazer o que precisa com você, pois estes podem estar disponíveis ou não podem ser comprados pelo fundo comum do grupo (kitty). Lembre-se de que quando comer em restaurantes e hotéis locais, o vegetarianismo ou alergias / intolerâncias alimentares, não é amplamente conhecido ou compreendido em muitos locais. ou seja, vegetarianos ou veganos, muitas vezes serão oferecidos peixe ou frango.

overland cooking snoopyCom que frequência eu preciso cozinhar ?
Em viagens Overland você deverá compartilhar os deveres de cozinhar entre o grupo do caminhão - tudo, desde compras em um mercado local, lavar e preparar alimentos e cozinhar, assim como lavar louças e panelas. Você participará de grupos de cozinheiros em geral de 2 ou 3 pessoas e terá um dia em que seu grupo é responsável pela alimentação para todos. Geralmente, funciona uma vez por semana, mas isso varia de acordo com o número de pessoas em sua viagem.

E quanto à água de beber ?
overland snoopy torneira aguaNas viagens Overland o caminhão terá um suprimento de água potável. Recomenda-se que use isso tanto quanto possível, para evitar o impacto ambiental do descarte de água engarrafada - utilize uma carrafa ou cantil de alumínio ou de plástico rígido, recarregando de tempos em tempos no caminhão. Uma boa opção para os que gostam de caminhar é o camelback.Haverá momentos nas cidades ou em excursões opcionais, quando você precisará comprar água engarrafada. 


Informações Gerais da Viagem

O que a vida será como 'na estrada' e o que devo esperar ?
No website da agência, veja o resumo da logística e descritivos do dia-a-dia da viagem ou peça o roteiro detalhado, assim como as informações pré-partida e os termos e condições de contratação.
Veja detalhes programação dia-a-dia da Salkantay Trekking / 4 dias Inca Trail, Peru 
Veja detalhes programação dia-a-dia da African Overland Tours / 58 dias Nairobi-Cidade do Cabo 

   

 africa overland logo brown CA 
Overland Travel: África, de Londres  a Dar-es-Salaam, 1985-86
Informações de Viagem (em pdf para download)

 

Como poderei entrar em contato durante a minha viagem ?
overland faq comunicacoesA maneira mais confiável de receber mensagens de amigos e familiares é via e-mail. Mas em áreas remotas a eficiência ou velocidade de conexão nunca uma garantida! Você geralmente poderá enviar e receber um e-mail a cada dois dias, dependendo de quais países você visita. As chamadas telefônicas podem ser caras e assim como o acesso à internet difícil. Há a oportunidade de usar o Skype em alguns locais. Posta Restante em agências de Correios - para viagens mais longas o serviço de correspondência Posta Restante ainda é operado nas principais cidades, e eles normalmente mantêm correspondências e pacotes por até 4 semanas.

Como será o clima ?
Isso depende das áreaa que você estará visitando. Confira o clima na rota de sua viagem em websites confiáveis de previsão do tempo.
Verifique o clima e a altitude em Weather Travel para ter uma idéia de como será o tempo em sua viagem.

Como posso carregar equipamentos eletrônicos na viagem ?
overland faq celularUm adaptador de tomadas universal é aconselhável para uso em hotéis e campings. Quanto menos equipamentos elétricos você levar, menos cordões e carregadores você terá e a vida mais fácil! Pode ser difícil encontrar uma fonte de energia para carregar e uma bateria de reposição é importante. Nos caminhões há tomadas de carregador de 12 volts tipo 'isqueiro' - traga um adaptador de carro para o seu dispositivo se quiser usar esses soquetes. Tenha em mente que esses soquetes serão compartilhados entre todo o grupo, de modo que você terá apenas acesso ocasional.

As viagens são seguras ?
Existe riscos envolvidos com qualquer tipo de viagem e você precisa estar ciente disso antes de partir. Embora os incidentes sejam raros, há sempre a possibilidade de roubos, assaltos e outros crimes, ou ferimentos pessoais por descuido ou azar eventual. Em termos de roubo o conselho geral é que os itens menos dispendiosos com os quais você viaja, menos um alvo você é. Todo mundo quer trazer uma câmera, mas pedimos que considere deixar notebooks e telefones celulares, pois esses são itens desejáveis ​​por ladrões. Ao sair pra passear em uma cidade, não use jóias valiosas ou roupas vistosas, e se você estiver levando sua câmera, considere transportá-la em uma bolsa segura ou algo assim, para que não atraia atenção. overland faq taxiTente usar táxis indicados por hotéis e restaurantes em vez de buscá-los nas ruas e, sempre que possível, não viajar sozinho. O consumo excessivo de álcool afetará seu julgamento, além de tornar você um alvo mais fácil, moderar moderar a ingestão. Ao realizar atividades e passeios opcionais, sempre opere dentro de seus limites e siga a orientação daqueles que conhecem ou conduzem a atividade. Todas as atividades possuem um grau de risco, e você deve tomar a decisão se você está confortável com elas antes de decidir realizar qualquer atividade. Além disso, certifique-se de que você está coberto pela sua apólice de seguro de viagem pessoal para realizar qualquer atividade.


Qual é o layout do caminhão ?
Confira o layout genérico dos caminhões das viagens overland.

overland truck layout vista superior

overland truck layout traseira

 

 

África, de Londres, UK a Dar-es-Salaam, Tanzânia, 1985-86

Informações da Viagem / Long Haul Expeditions 1985 (pdf para download)


Trlhas Off-road / Overland Travels

 

Trilhas