cruzeiros logo lupa navio 

 

Ilha Grande - Contexto Geográfico


Relevo

ilha grande pico do papagaio 2008A Ilha Grande, com 193 km², é a maior das ilhas da Baía da Ilha Grande, litoral sul fluminense de Angra dos Reis.

Apresenta relevo acidentado e montanhoso, cujas maiores elevações são o Pico da Pedra D'Água (1.031m) e o Pico do Papagaio (982m), este último famoso pela sua forma pitoresca.

Também apresenta planícies, terraços fluviais, e fluviomarinhos. Seu contorno, com cerca de 130 km, é recortado por inúmeras penínsulas, 7 enseadas (sacos) e 106 praias.

A vegetação é exuberante, formada por mata atlântica, mangue e restinga.


Clima

Por ser uma ilha oceânica, tem acentuada influência marinha no clima local, que é tropical, quente e úmido, sem secas.

ilha grande cruzeiros dados climaticos


População

Os nativos que viveram no início da colonização, no século XVII, tiveram num aspecto mais amplo, influências indígena, africana, portuguesa, espanhola, inglesa, holandesa e francesa.

Vilas e povoados se espalham pelas praias de seu entorno, somando 21 comunidades, das quais se destacam: a vila do Abraão, Provetá, Praia Grande de Araçatiba, Aventureiro, Bananal e Praia da Longa.

Sua população se caracteriza por uma extrema segmentação social: são 5 associações, 3 entidades ambientalistas e 8 grupos religiosos, a maioria destes não se compatibilizam entre si e possuem segmentos diferentes. Ao todo, vivem na ilha cerca de 7.500 pessoas, entre pescadores nativos e ‘estrangeiros’, que aí fincaram raízes.

A Vila do Abraão, a maior da ilha e seu “portão de entrada”, tem cerca de 2.000 habitantes, e concentra a mais importante infraestrutura turística.


Unidades de Conservação

ilha grande cruzeiros ucs

A biodiversidade da Ilha Grande é protegida por 4 Unidades de Conservação:

  • Área de Proteção Ambiental de Tamoios (APA Tamoios, 1982)
  • Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG, 1971)
  • Reserva Biológica da Praia de Sul (RBPS, 1981)
  • Parque Estadual Marinho do Aventureiro (PEMA, 1990).

 
O órgão responsável pela gestão das unidades é o Instituto Estadual de Ambiente INEA, criado em 2009, que incorporou os órgão gestores anteriores: a Fundação Estadual de Engenharia e Meio Ambiente e o Instituto Estadual de Florestas.