cruzeiros logo lupa navio 

 

cruzeiros ilha grande pousada panoramica1 dez2009
Vista panorâmica da Vila do Abraão © Roberto M.F. Mourão, dezembro 2009

 

cruzeiros ilha grande mapa turistico dez2009As atividades econômicas da Ilha Grande giram em torno do turismo e da pesca, sendo o turismo o maior gerador de empregos e renda. A partir de 1990, para atender esse crescimento da visitação, ergueram-se inúmeras pousadas e restaurantes sem que esse processo tenha sido realizado com qualquer limite ou planejamento.

Ao todo, vivem na ilha cerca de 7.500 pessoas, entre pescadores nativos e ‘estrangeiros’, que aí fincaram raízes. A Vila do Abraão, a maior da ilha e seu “portão de entrada”, tem cerca de 2.000 habitantes, e concentra farta rede de hospedagem, bares, restaurantes, prestadores de serviços turísticos e comércio direcionado ao turista.

A ilha oferece muitas alternativas turísticas: passeios de barco, praias com águas calmas para mergulho e lazer, praias destinadas à prática de esportes como o surfe, trilhas, além de algumas atrações históricas.

cruzeiros ilha grande aluguel equipo mergulho dez2009Até o final da década de 80 a Ilha manteve suas características físicas e uma estrutura social similares às encontradas no continente antes dos anos 70. Permaneciam praticamente intactas varias vilas de pescadores, sendo a pesca - associada ou não ao beneficiamento da sardinha, a principal fonte de emprego dos ilhéus. Havia como alternativa de subsistência a agricultura, com pequeno comércio de banana.

Ainda hoje a população conta com uma parcela razoável de grupos caiçaras originais, que persistiram em suas terras, apesar da pressão dos especuladores.

Muitos ainda vivem da pesca e da maricultura, outros vão se adaptando ao turismo, empregados em pousadas e restaurantes, mas que mantém características culturais de seu grupo social. Muitos dos galpões que abrigaram salgas de sardinha foram transformados em pousadas.

 

cruzeiros ilha grande msc lirica desembarque dez2009
Desembarque de turistas do MSC Lirica no cais da Vila do Abraão © Roberto M.F. Mourão, dezembro 2009

 

 

Análise de Impactos de Cruzeiros Marítimos


Assuntos Correlatos / Para Saber Mais