CATEGORIA CASOS
Pesca Esportiva no Pantanal - Perfil dos Pescadores
- Detalhes
- Categoria Pai: RESTRITO
Pesca Esportiva no Pantanal
Perfil dos Pescadores (1994 / 2000-2001)
Fonte: EMBRAPA
CCT Trilha Macuco Safari, Cálculos CCT
- Detalhes
- Categoria Pai: RESTRITO
Estudos de Caso
Capacidade de Carga Turística (CTT)
Trilha do Macuco Safari, Parque Nacional do Iguaçu
por AMBIENTAL Consultoria
Roberto M.F. Mourão, ALBATROZ Planejamento, consultor
Cálculos da Capacidade de Carga Trilha do Macuco
Capacidade de Manejo (CM) ou Operacional (CO)
Fatores Limitantes / Corretores: CCR → CCE
Capacidade de Carga Turística da Trilha Macuco Safari, Parque Nacional do Iguaçu
- CCT Trilha do Macuco - Histórico
- CCT Trilha do Macuco - Parque Nacional do Iguaçu (PNI)
- CCT Trilha do Macuco - O Produto Turístico Macuco Safari
- CCT Trilha do Macuco - Condicionantes de Manejo
- CCT Trilha do Macuco - Uso Público
- CCT Trilha do Macuco - Impactos de Uso Público em Áreas Naturais
- CCT Trilha do Macuco - Padrão de Uso nas Áreas de Uso Público
- CCT Trilha do Macuco - Objetivos de Manejo no PNI
- CCT Trilha do Macuco - Trilhas do PNI (2001)
- CCT Trilha do Macuco - Descrição Geral das Trilhas
- CCT Trilha do Macuco - Pesquisa de Percepção do Visitante
- CCT Trilha do Macuco - Pesquisa de Campo, Impactos
- CCT Trilha do Macuco - Método Cifuentes, Considerações
- CCT Trilha do Macuco - Método Cifuentes
- CCT Trilha do Macuco - Cálculo das Capacidades de Carga CCF, CCR e CCE
Assuntos Correlatos / Para saber mais
- Miguel Cifuentes Arias, una vida dedicada a la Naturaleza
Conceitos
- Trilhas - Desenho, Usos, Grau de Dificuldade, Traçado
- Trilhas - Uso Recreativo
- Trilhas - Interpretação
- Trilhas - Estudo e Pesquisa: Estación Biológica La Selva, Costa Rica
Estudos de Caso
Torres e Passarelas de Copada / Canopy Towers & Walkways
- Torres e Passarelas de Copada / Canopy Towers & Walkways
- Torres e Passarelas de Copada - Construção
- Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel-Veracruz
- Kakum National Park, Ghana, África
Trilhas e Mirantes do Forte do Morro, Paraty (proposta)
- Trilhas e Mirantes do Forte do Morro - projeto
- Projeto Forte do Morro - Cartografia
- Projeto Forte do Morro - Imagens Panorâmicas Google
- Projeto Forte do Morro - Projeto Mirantes
- Forte do Morro - Projeto das Trilhas / Termos de Referência
- Forte do Morro - Recursos Interpretativos de Trilhas
- Forte do Morro - Exemplos de Interpretação de Trilhas
- Forte do Morro - Interpretação das Trilhas
- Forte do Morro - Inventário Ambiental, Introdução
- Forte do Morro - Inventário Fauna e Flora
- Projeto Forte do Morro - Jardim dos Beija-flores (Colibris)
Trilhas de Longo Percurso
Caminhos de Santiago de Compostela
Trilha Transcarioca
- Trilha Transcarioca
- Guia Prático de Sinalização de Trilhas (Pedro C. Menezes, O Eco, Wikitrilhas)
- Trilha Transcarioca - Pedro da Cunha e Menezes (O Eco)
Trilha dos Apalaches / Appalachian Trail USA
- Trilha dos Apalaches / Appalachian Trail - História, Topografia
- Trilha dos Apalaches / Appalachian Trail - Mapa
- Trilha dos Apalaches / Appalachian Trail - Antes de Caminhar
- Trilha dos Apalaches / Appalachian Trail - Fatos
- Trilha dos Apalaches / Appalachian Trail - Fauna
- Trilha dos Apalaches / Appalachian Trail - Flora
Trlhas Off-road / Overland Travels
África, de Londres, UK a Dar-es-Salaam, Tanzânia, 1985-86
- África, de caminhão de Londres - Dar-es-Salaam, 1985-86
- África, de caminhão - en route...
- África, de caminhão - Mapa e Números
- África, de caminhão - Mapa Biomas Clima
- África, de caminhão - Fotosafari Savana
- Trilhas - Overland África Diário Argélia
Informações da Viagem / Long Haul Expeditions 1985 (pdf para download)
- Africa Overland - Long Haul Expeditions - General Information
- Africa Overland - Long Haul Expeditions - Prices & Receipt
- Africa Overland - Long Haul Expeditions - Information Leaflet
- Africa Overland - Long Haul Expeditions - Vaccination
- Africa Overland - Long Haul Expeditions - Visas
- Africa Overland - Long Haul Expeditions - Pre-departure Information
Campings
- Campings: Infraestrutura / Tipos / Recomendações
- Campings: Áreas Silvestres / Selvagem
- Campings: Proposta de Normatização (2009)
- Campings: Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ - Legislação
- Campings: Ordenamento da Praia do Aventureiro, Ilha Grande (Estudo de Caso)
CCT Trilha Macuco Safari, Método Cifuentes
- Detalhes
- Categoria Pai: RESTRITO
Estudos de Caso
Capacidade de Carga Turística (CTT)
Trilha do Macuco Safari, Parque Nacional do Iguaçu
por AMBIENTAL Consultoria
Roberto M.F. Mourão, ALBATROZ Planejamento, consultor
Capacidade de Carga Turística CCT
Método Cifuentes
Capacidade de Carga Turística da Trilha Macuco Safari, Parque Nacional do Iguaçu
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Assuntos Correlatos / Para saber mais
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Conceitos
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Estudos de Caso
Torres e Passarelas de Copada / Canopy Towers & Walkways
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Trilhas e Mirantes do Forte do Morro, Paraty (proposta)
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África, de Londres, UK a Dar-es-Salaam, Tanzânia, 1985-86
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Informações da Viagem / Long Haul Expeditions 1985 (pdf para download)
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Campings
CCT Trilha Macuco Safari, Método Cifuentes, Considerações
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Estudos de Caso
Capacidade de Carga Turística (CTT)
Trilha do Macuco Safari, Parque Nacional do Iguaçu
por AMBIENTAL Consultoria
Roberto M.F. Mourão, ALBATROZ Planejamento, consultor
Capacidade de Carga Turística CCT
Método Cifuentes, Considerações
Um dos métodos mais difundido e simples, adequado a espaços turísticos latino-americanos (ou paises em desenvolvimento) foi desenvolvido por Miguel Cifuentes Arias e aplicado inicialmente no Parque Nacional de Galápagos.
Capacidade de Carga Física (CCF)
É o limite máximo de visitas em uma área definida em um determinado tempo.
Capacidade de Carga Real (CCR)
É o limite máximo de visitas, porém aplicando-se os Fatores de Correção que limitam a atividade, composto por diversas variáveis de ordem ambiental, física, sociocultural, entre outras.
Capacidade de Carga Efetiva (CCE)
Partindo-se da CCR, considerando-se a Capacidade de Manejo e Gestão. A intensidade e o período de uso, os tamanhos do grupos, as atividades permitidas, o número de monitores ou guias, etc será aquela apontada pela Capacidade de Carga Efetiva.
Considerações
O crescente interesse pelo turismo na natureza nos países em desenvolvimento, detentores da maior diversidade do planeta, criou a necessidade de fixar diretrizes ou limites claros para ordenar e manejar a visitação em áreas protegidas, sobretudo nas mais frágeis.
A determinação da Capacidade de Carga Turística (CCT) não deve ser tomada como um fim e nem como solução para os problemas advindos da visitação. Deve ser considerada como uma ferramenta de planejamento que possibilita e requer decisões de manejo.
Apesar dos avanços e da diversidade de métodos desenvolvidos pós CCT, no momento de determinar limites, nota-se uma carência de procedimentos, que, além de confiáveis, sejam práticos e aplicáveis, enquanto coerentes com a realidade local. Este cenário implica em estabelecer métodos de fácil aplicação, que reconheçam a carência de pessoal capacitado e da capacidade de manejo, a insuficiência de informações e a dificuldade de se poder, em países em desenvolvimento, contar com sistemas e tecnologia sofisticadas.
A capacidade de carga turística é relativa e dinâmica, pois depende de variáveis que podem mudar de acordo com as circunstâncias. Isso requer revisões periódicas, consequentes ao monitoramento, com um sistema contínuo de planejamento, pesquisa e ajuste de manejo - como, por exemplo, fazendo uso do Ciclo PDCA.
Ciclo PDCA
Os sistemas de gestão, que, regra geral, utilizam-se do conceito do chamado Ciclo do PDCA (de Plan, Do, Check e Act, ou seja Planejar, Fazer, Verificar e Agir), consistem em sistemas gerenciais destinados a assegurar, de maneira consistente e coerente, os resultados de funções ou objetivos específicos das organizações, como a qualidade, a saúde e a segurança ocupacionais, a interação com o meio ambiente e outras funções.
O conceito de sistema de gestão popularizou-se com a sua aplicação à qualidade, quando se passou da abordagem do controle da qualidade para a gestão da qualidade, isto é, de uma abordagem corretiva para uma preventiva. O sucesso da aplicação deste conceito à qualidade evidenciou a oportunidade e propriedade da aplicação do mesmo conceito gerencial para outros domínios da ação das organizações.
Pelo fato de que na determinação da capacidade da CCT intervenham fatores relacionados a interesses e decisões humanas faz com que o conceito e os procedimentos para defini-la sejam controvertidos.
Como a capacidade de um local depende de suas características particulares, esta deve ser determinada separadamente para cada local de uso público, sendo que a simples soma das capacidades de todos os sites não pode ser tomada como a capacidade da área total.
Como parte da determinação da capacidade de carga, é imprescindível desenvolver e implementar um programa de monitoramento dos espaços de uso público para avaliar os impactos da visitação, com frequentes ajustes nas decisões de gestão. Este programa deve conter uma lista de indicadores a serem considerados no desenvolvimento do sistema de monit1oramento para cada local ou infraestrutura, muitos dos quais limitantes para o cálculo da capacidade de carga.
Limitantes Críticas
Às vezes, a existência de limitantes críticas será o determinante da capacidade de suporte de um espaço turístico.
Mesmo que o espaço físico turístico disponível e outras variáveis permitam um maior fluxo de visitantes como numa praia, certos eventos ecológicos - p.ex. aves que nidificam na trilha de acesso à praia, podem vir a limitar substancialmente as visitas permitidas pelo cálculo da CCT.
Por exemplo, se o cálculo da capacidade de carga de uma trilha que dá acesso a uma praia seja 50 visitas/dia no periodo de nidificação de aves, mesmo que a praia comporte 300 visitas/dia, a trilha é fator limitante da praia, uma vez que estes atrativos estão associados fisicamente.
Ou seja, se a infraestrutura turística 'trilha-praia' forma um complexo interconectado com acesso único, é necessário que a capacidade de carga turística do complexo seja determinada pela estrutura de menor capacidade real, pois do contrário, haverá sobrecarga na trilha.
Para otimizar o uso público da praia, que permite 300 visitas/dia, pode-se tomar decisões de manejo, tais como:
- construir outra trilha de acesso
- criar outras alternativas de acesso, p.ex. de barco, pelo rio ou pelo mar
- adequar a trilha para que permita mais visitas/dia, p.ex. melhoria de trecho em aclive com a construção de degraus.
Outros exemplos de limitantes críticas:
- A claridade (que pode prejudicar a vista) e o calor intensos por volta do meio-dia no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
- Ventos fortes colocando em risco a navegação de barcos turísticos no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
- Falta de água potável por escassez de chuvas no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.
Comentários
- A evolução do conceito de Capacidade de Carga Turística e a diversidade de métodos de determinação é consequência de uma permanente dinâmica que permitirá sempre aperfeiçoamentos.
- O fato de que na determinação da Capacidade de Carga Turística intervenham fatores relacionados com interesses e decisões humanas faz com que o conceito e os procedimentos para defini-la sejam controversos.
- O crescente interesse pelo turismo na natureza (ecoturismo, esportivo, etc.) nos países em desenvolvimento, detentores da maior diversidade do planeta, criou a necessidade de fixar diretrizes ou limites claros para ordenar e manejar a visitação em áreas protegidas (sobretudo as mais frágeis).
- Apesar dos avanços e da diversidade de métodos, no momento de determinar limites, nota-se uma carência de procedimentos, que, além de confiáveis, sejam práticos e aplicáveis, enquanto coerentes com a realidade local. Isso implica em estabelecer métodos de fácil aplicação, que reconheçam a carência de pessoal capacitado e de capacidade de manejo, a insuficiência de informações e a dificuldade de se poder, em países em desenvolvimento, contar com sistemas e tecnologia adequadas e atuais
- A determinação da Capacidade de Carga Turística não deve ser tomada como um fim e nem como solução para os problemas advindos da visitação e deve ser considerada como uma ferramenta de planejamento que possibilita e requer decisões de manejo.
- Em sendo a determinação e aplicação da Capacidade de Carga sujeitas as decisões humanas, estas estão sujeitas a julgamentos e/ou pressões sociais, econômicas e politicas, que podem desvirtuar a utilidade e uso desta ferramenta.
- As mesmas decisões que possibilitam a definição da Capacidade de Carga Turística farão com que os locais de visitação variem, podem fazer aumentar ou diminuir a capacidade inicialmente definida. Este fato nos obriga a realizar revisões periódicas como parte de processo sequencial e permanente de planificação e ajuste do manejo da visitação.
- Toda determinação de Capacidade de Carga Turística, quando em unidades de conservação, deve ter como base a categoria e os objetivos da área protegida.
- Pelo motivo da Capacidade de Carga Turística de um local (trilha, mirante, praia, cachoeira, etc.) depender de suas características particulares, em áreas com mais de um local de visitação, a CCT deve ser determinada para cada local sujeito a uso público, em separado.
Na foto ao lado, mirante da cratera do Vulcão Poás, Costa Rica © Roberto M.F Mourão, 2005.
- A (simples) somatória das capacidades de carga dos locais de uso público não pode ser tomada como a capacidade para toda a área protegida.
- Deve-se considerar como unidade de medida de CCT "visitas/tempo/área" e não "visitantes/tempo/área" (apesar de ser mais fácil "medir" pessoas numa portaria). Uma mesma pessoa visitando repetidamente, num determinado tempo, uma mesma área, ocasionará efeitos repetitivos e acumulativos. Uma mesma pessoa, alojada em um camping, visitando repetidamente (p.ex. uma cachoeira ou praia), num determinado tempo, uma mesma área, ocasionará efeitos repetitivos e acumulativos. Ou seja é um visitante mas que pode realizar várias visitas a uma trilha, praia ou mirante, eventualmente causando danos.
- Apesar de parecer uma simples questão de semântica, ao se referir a visitação a áreas protegidas, melhor se referir a "visitantes" e não "turistas". Esta distinção permitirá aos gestores aceitar unicamente atividades que não vão de encontro com os objetivos da área. Um visitante deve compreender e aceitar que, desde o inicio da visitação, está sujeito a condições e regras diferentes que se aplicam a simples turistas, sobretudo no que se refere a serviços e facilidades.
- Tem-se que reconhecer que a Capacidade de Carga Turística é relativa e dinâmica e em função de circunstâncias externas naturais, podem mudar.
De nada adianta estabelecer Capacidade de Carga se não for possível Manejar e Monitorar.
Turistas observando travessia do Rio Mara durante a migração entre os parques Masai Mara-Serenguetti © Frans Lanting
Capacidade de Carga Turística da Trilha Macuco Safari, Parque Nacional do Iguaçu
- CCT Trilha do Macuco - Histórico
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- CCT Trilha do Macuco - O Produto Turístico Macuco Safari
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Conceitos
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Trilhas e Mirantes do Forte do Morro, Paraty (proposta)
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- Projeto Forte do Morro - Cartografia
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Trilhas de Longo Percurso
Caminhos de Santiago de Compostela
Trilha Transcarioca
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Trilha dos Apalaches / Appalachian Trail USA
- Trilha dos Apalaches / Appalachian Trail - História, Topografia
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Trlhas Off-road / Overland Travels
África, de Londres, UK a Dar-es-Salaam, Tanzânia, 1985-86
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Informações da Viagem / Long Haul Expeditions 1985 (pdf para download)
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