Observação de Aves - Mercado e Marketing
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CreatedSexta, 11 Março 2016
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Created byRoberto Mourão
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Last modifiedSábado, 10 Novembro 2018
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Revised byRoberto Mourão
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Observação de Aves
por Roberto M.F. Mourão, Instituto EcoBrasil
Fonte: Análise de Viabilidade da Observação de Aves em Unidades de Conservação, IBAMA, 2000
Foto: Gavião Caracará (Caracara plancus) © João Quental
Mercados e Marketing
Há muitas de maneiras de promover um produto ou um destino turístico. Por isso muitos operadores de turismo ficam questionando por onde começar sua estratégia de marketing.
A questão é' "Com tantas oportunidades, como sabemos como investir em marketing para obter o maior resultado possível com nossos investimentos, sobretudo em segmentos turísticos que trabalham em nichos de mercado especializados, com necessidades especiais, com limitação de recursos financeiros, ao contrário do que ocorre com o marketing para o mercado de massa, de alto fluxo?"
A resposta é simples: antes de escolher suas atividades de marketing, você precisa saber quem são seus clientes.
Você terá que encontrar respostas para as seguintes perguntas a fim de descobrir sua clientela e como ela comprará seus produtos, sobretudo quanto a:
- qual sua faixa etária, sexo, renda, estado civil, origem, situação familiar...
- que literatura prefere, o que assistem na televisão, sua comida favorita, passatempos e hobbies
- o que fazer para entrete-los, seus valores e por que eles valorizam
- como e com quem viajam, por que viajam, quais suas duvidas quando planejando suas viagens, o que eles os emocionam
Após conhecer sua clientela, é bom saber o mudou na promoção do turismo da era digital:
- seus clientes dependem de informação, via digital, para inspiração da viagem, bem como pesquisa e reserva
- têm como comparar on-line e provavelmente planejarão com antecedência
- pesquisam por meio de dispositivos móveis - celulares e tabletes que facilitam, além de fazerem reservas e check-in
- pesquisam comentários, imagnes e videos de outros viajantes
- estão aumentando a inscrição em programas de fidelidade.
Tendências:
- marketing por meio de micro-plataformas com conteúdos locais, informações e estilo de vida atualizadas com o uso extensivo de recursos visuais e vídeos
- profundo cruzamento de múltiplos canais de mídia social
- ofertas atraentes, com experiências únicas e memoráveis
- mais conteúdo pessoal e interação amigável com recomendações de usuários e comentários
- assistência instantânea ao cliente via chat online
- etc.
Por ser uma das atividades de turismo relacionadas pela natureza com maior taxa de crescimento, não se tem dúvida de que observar aves é uma atividade rentável. Vale comentar que caminhadas (hiking, trekking), uma das atividades ao ar livre mais populares mundialmente, não envolve guias e condutores com profundos conhecimentos científicos e técnicos, como a observação de aves.
- Perfil e número de pessoas no grupo
- Conhecimento do destino
- Categorias de alimentação e hospedagem
- Período do ano / Temporada
- Tradição, experiência e qualidade dos operadores.
Explorer, navio da National Geographic, em parceria com a Lindbladt Expeditions, com grupo de observadores de aves na Antartida.
O Nat Geo Explorer vem regularmente à costa brasileira, parando em Fernando de Noronha para observação da vida silvestre.
Observação de Aves
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- Observação de Aves - Observação da Natureza / Programa MPE, manual 2004
Fonte
Análise de Viabilidade da Observação de Aves em Unidades de Conservação, Ibama, 2000, Roberto M.F. Mourão.