logo ecoparque limpa


Proposta de Projeto de Parque Ecológico

Resumo Executivo

Notas Informativas

 

Jardim dos Colibris / Beija-flores

 

Objetivo

ecoparque colibri menina cara a caraImplementar um espaço público, ao ar livre, com bebedouros para atração de beija-flores para observação das diversas espécies de colibris presentes na região.

Jardim dos Colibris

Um Jardim dos Colibris constitui-se em um espaço, ao ar livre, onde bebedouros com alimento natural especialmente desenvolvido para beija-flores (colibris), semelhante ao néctar que as aves consomem na natureza, atraem espécies regionais. O Jardim promove também a atração de outros pássaros como cambacicas, saíras e sanhaços.

O espaço deverá contar com placas informativas com as espécies regionais e suas características.

Hábitos / Alimentação

ecoparque colibri mel na maoOs beija-flores passam o dia em busca do néctar das flores, sua principal fonte de alimento, devido à grande necessidade de energia que requerem. Chegam a visitar cerca de 2.000 flores diariamente para conseguir a quantidade de néctar necessária, que pode chegar a 1,5 vezes o peso de seu corpo.

O uso de açúcar comum ou mel em bebedouros para beija-flores é condenável, pois são caso não haja manutenção regular e adequada, a mistura fermenta rapidamente, podendo contaminar os pássaros com fungos que causam uma micose na boca/bico e podem levá-los à morte.

A alternativa é alimentar com produtos especialmente preparados para beija-flores cuja fórmula contém: sacarose, dextrose, vitamina A, vitamina D3, vitamina E, vitamina K, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6, vitamina B12, vitamina C, niacina, ácido pantatênico, ácido fólico, biotina, acidificante e aditivo antifúngico. Trata-se de uma mistura estável cuja solução preparada no bebedouro pode permanecer disponível para os pássaros por até 5 dias, sem risco de fermentação ou contaminação por fungos e bactérias.

Instalações / Informações

Além de bebedouros, deverão ser instaladas placas informativas com textos e ilustrações das espécies regionais avistáveis.

As placas deverão informar nome científico, vulgar (português) e em inglês, características, hábitos e outras informações das espécies que frequentam o jardim, assim como advertências como p.ex. proibição de alimentação alternativa (fornecidas por visitantes). Também estarão à disposição impressos, folhetos e lista de aves locais.

 

ecoparque placa la paz colibris

 

ecoparque placa la paz tipos

 

 

Projeto Paraty EcoParque


Anexos


Assuntos Correlatos / Para Saber Mais


copyright icon

S.A. PARATY INDUSTRIAL
Roberto M.F. Mourão / ALBATROZ Planejamento
Para uso e permissões favor contatar: roberto@albatroz.eco.br