logo ecoparque limpa

Proposta de Projeto de Parque Ecológico

Resumo Executivo

Notas Informativas

 

Borboletário

Borboletas e Mariposas
Insetos de metamorfose completa

 

ecoparque borboleta lagarta metamorfose de borboleta casulo WEB

 

Holometábolos

ecoparque borboleta fundo verde mataA ordem de insetos Holometábolosinsetos que apresentam metamorfose completa em seu desenvolvimento, de forma, que o inseto adulto é totalmente diferente da larva, pois sofre profundas transformações. Do grego hólos, que significa completo, inteiro. Ou seja, Insetos de metamorfose completa: borboletas, mariposas e moscas: ovo, larva, pupa ou crisálida e adulto.

Em oposição, Os hemimetábolos são aqueles que, quando jovens, já apresentam alguma semelhança com os adultos.

Com cerca de 140 mil espécies, uma das principais ordens de insetos, amplamente distribuídas, que reúne as borboletas e mariposas, cujos adultos apresentam quatro asas providas de escamas, e na maioria das famílias as peças bucais são adaptadas à sucção.

Borboletário

Um Borboletário é um espaço dedicado a quem queira conhecer os segredos e encantos das borboletas. Nele é recriado o ambiente natural desses insetos, estimulando nos visitantes reflexões e descobertas. É um espaço contemplativo e mágico, onde as borboletas vivem em harmonia com as plantas e as pessoas.

A criação em cativeiro de borboletas é uma atividade legal. Serve para programas de educação ambiental e de reintrodução de espécies após a restauração do seu ambiente.

ecoparque borboletario triangulo del cafeColaboradores associados recebem os ovos coletados no Borboletário que são incubados e têm suas lagartas criadas na própria residência. As crisálidas conseguidas na criação são repassadas ao Borboletário, com uma pequena contribuição financeira. Os colaboradores adquirem com esta parceria uma fonte suplementar de renda, nova ocupação e aumento do nível de informação e respeito à natureza.

O Borboletário é composto de:

  • viveiro de visitação,
  • administração,
  • laboratório para criação de larvas
  • criadouro (ou berçário)
  • horto para a criação de plantas
  • jardim de observação de borboletas
  • loja de souvenirs
  • lanchonete.

 

Como funciona um Borboletário?

A proposta é que ele tenha o formato de uma borboleta de forma que possa ser identificado por meio de imagens de satélite do Google Earth. 

ecoparque BORBOLETARIO sem cotas WEB 

Setores

A proposta de projeto constitui em um prédio de 820 m2, constituído dos seguintes setores:

ecoparque borboletario setores tabela

  • Laboratório: local onde são mantidas as formas juvenis das borboletas – ovos, lagartas e pupas. Lá elas são alimentadas e protegidas até o nascimento.

  • Viveiros de plantas: com várias espécies que servem de alimento às lagartas e borboletas, servindo também de ornamento.

  • Jardim de visitação: o número de espécies varia de 20 a 30, de acordo com a estação do ano.


Cuidando de borboletas

ecoparque borboleta no dedoA criação de espécies em cativeiro exige cuidados especiais. No Borboletário ficam os ovos, as lagartas e as pupas. Os ovos coletados no viveiro são levados ao laboratório, onde permanecem até que eclodam as larvas. A maior parte das larvas é criada em grandes caixas plásticas até se transformarem em crisálidas e nascerem às borboletas.

Na Casa e Mostra de Criação são armazenados os potes de criação, alguns contendo ovos, outros lagartas, além de duas caixas de madeira com paredes de vidro chamadas de Pupário, onde são acondicionadas as pupas das borboletas.

O Jardim das Borboletas, com 444 m², é o local onde são soltas todas as espécies de borboletas que eclodem na Casa e Mostra de Criação. Seu interior é composto por plantas que florescem durante grande parte do ano. As borboletas se alimentam do néctar produzido por estas plantas, que servem também para que as fêmeas depositem seus ovos.

Posteriormente os ovos são transferidos para a Casa e Mostra de Criação. As plantas escolhidas para compor este Jardim são espécies que produzem grande quantidade de néctar e possuem flores de coloração atrativa (branca, amarela, laranja, rosa e vermelha) para as borboletas, o que garante a presença constante destes insetos.

O local será utilizado pelos participantes dos programas de Educação Ambiental, turistas, bem como por pesquisadores autorizados.


Jardim de Visitação e Observação

A grande atração do complexo é o Jardim de Visitação das Borboletas, uma estrutura em forma circular e hemisférica, com 444 m2 e 6 metros de altura, protegida por uma tela especial.

Dentro, num jardim com lago e bancos de praça, o visitante poderá apreciar até 1.000 borboletas de várias espécies. Os ovos são coletados no interior do Borboletário, levados ao laboratório e separados em caixas plásticas individualizadas.

Após o terceiro dia eclode uma lagarta de aproximadamente 5 cm. Após a última mudança de pele, ela se pendura na caixa e se transforma em crisálida. Ao emergir a borboleta ela é liberada no jardim, para desenvolver seu ciclo de vida.


ecoparque bristol butterfly house interno panoramaJardim das Borboletas, Bristol Butterfly House, UK.

 

Projeto Paraty EcoParque


Anexos


Assuntos Correlatos / Para Saber Mais


copyright icon

S.A. PARATY INDUSTRIAL
Roberto M.F. Mourão / ALBATROZ Planejamento
Para uso e permissões favor contatar: roberto@albatroz.eco.br