Proposta de Projeto de Parque Ecológico
Resumo Executivo
Notas Informativas
Centros de Educação Ambiental
Diversidade & Complexidade
A evolução dos Centros de Educação Ambiental varia muito de acordo com o país em que estão localizados. Um exemplo é proliferaram as instalações cujo objetivo principal era a educação ambiental e aqueles que tentaram promover o ecoturismo o fizeram.
Centros de Educação Ambiental são muito diversos, tanto no modelo de gestão, podendo ser públicos ou privados.
Centros ou Instalações de Educação Ambiental cumprem uma importante função social tanto em nível educacional quanto em nível recreativo e voltado para o bem coletivo.
Devido a essa função social, muitos desses centros ao redor do mundo, como museus, aquários, centros de ciências, jardins botânicos, parques, zoológicos, quintais escolares, salas de aula de natureza, etc., recebem subsídios financeiros que lhes permitem fazer frente a parte do despesas de sua gestão.
No entanto, existem também outros centros privados que não recebem qualquer tipo de apoio financeiro para fazer face aos elevados custos operacionais que são gerados para cumprir essas mesmas funções. Esta gestão privada, sem apoio do poder público em muitos destes centros ou instalações de educação ambiental, implica enfrentar delicadas situações financeiras e dificuldades que limitam significativamente a concretização da sustentabilidade entre a sua operação e o cumprimento dos seus objetivos.
Além disso, a proliferação de múltiplas opções de ofertas educativas e recreativas que competem em mercados, por vezes muito limitados, faz com que alguns destes centros sejam sobrecomercializados para gerar os recursos econômicos necessários, podendo facilmente perder de vista a sua importante missão educacional original.
Comunicação e Educação Ambiental
Ferramentas para Gestão da Conservação
É indiscutível a importância dos valores e atitudes ambientais, ou lato senso, socioambientais, bem como o seu efeito no comportamento das pessoas, que por sua vez podem contribuir para a conservação e melhoria do ambiente que nos rodeia e suas populações residentes.
Nesse sentido, defende que “ainda mais fundamental que políticas e governança é o desafio de promover novos valores”.
Ou seja, estamos diante de um momento em que a melhoria das atitudes pró-ambientais da população e seu posicionamento em suas escalas de valores é uma meta a que devemos aspirar, mas o caminho é longo e complexo.
Para alcançar esta consciência social da comunidade internacional, existe a convicção de que a educação é uma ferramenta crucial na promoção de valores, comportamentos e modos de vida mais sustentáveis que são essenciais para um futuro viável. Outros autores esclarecem que tal educação ambiental deve se concentrar em energizar "as emoções e crenças das pessoas, em vez de se limitar a incutir conhecimento, a fim de mudar efetivamente as atitudes e comportamentos ambientais".
A Educação Ambiental e, consequentemente, a Comunicação e a Interpretação são disciplinas consideradas fundamentais na formação dos valores ambientais em nossa sociedade.
Os diferentes processos de comunicação, interpretação e educação ambiental que podem ser desenvolvidos dependerão, em grande parte, do tempo que o receptor investir na recepção da mensagem. Quanto maior a duração, mais provável é que as mensagens permaneçam mais estáveis e duráveis. As estratégias a serem utilizadas também serão diferentes dependendo do tipo de destinatário e do contexto de ação, conforme mostra o Círculo Virtuoso.
Sabe-se que a Comunicação e a Educação Ambiental são ferramentas eficazes de intervenção social que podem visar a envolver os interessados em produzir uma mudança que facilite o caminho para a sustentabilidade.
Tomamos como referência a definição original de Educação Ambiental proposta pela UNESCO, em 1980, que afirma:
“Educação Ambiental é o processo que promove a conscientização e evolução do meio social e físico em sua totalidade, seus recursos naturais, culturais e espirituais, que preconiza o uso racional e sustentável e a conservação desses recursos para garantir a sobrevivência da humanidade em harmonia consigo e com natureza.”
Entende a Educação Ambiental não Formal como:
"Educação Ambiental não Formal todo aquele conjunto de iniciativas extra-acadêmicas deliberadamente orientadas por um conjunto de propósitos e intenções explícitas, embora dotadas de versatilidade e flexibilidade em seus procedimentos de planejamento, desenvolvimento e avaliação."
A Aprendizagem Informal é mais auto exploradora, o que muitas vezes marca uma diferença fundamental da formal, que é mais direcionada. a condição autodirigida permite que o informal se aproxime muito mais de uma motivação mais essencial.
O ambiente de aprendizagem e as atividades costumam ser mais abertas. A aprendizagem informal busca gerar uma experiência mais qualitativa, mais direta, real e divertida, baseada em uma experiência pessoal.
Educação Ambiental
De acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental :
"Entendem-se por Educação Ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade".
O Programa de Educação Ambiental se constitui uma prática socioeducativa e cultural que contribui visa melhorar a relação homem-sociedade-natureza e busca sensibilizar os envolvidos quanto à importância do manejo sustentável e a noção de corresponsabilidade voltada à conservação e uso sustentável dos recursos naturais.
De acordo com a Instrução Normativa nº 2 do IBAMA , o Programa de Educação Ambiental nacional é estruturado em dois componentes:
-
Programa de Educação Ambiental (PEA): voltada à comunidade e aos grupos sociais do local ou afetados direta ou indiretamente pelo empreendimento;
-
Programa de Educação Ambiental dos Trabalhadores (PEAT): voltado ao conjunto de trabalhadores empregados, parceiros e terceirizados envolvidos nas atividades do empreendimento.
Em ambos os programas é necessário proporcionar condições para produção, aquisição de conhecimentos, habilidades entre os trabalhadores e comunidades locais, bem como para o desenvolvimento de atitudes visando à participação individual e coletiva na gestão do uso de todos os recursos ambientais.
- Visão, Missão, Objetivos, Valores e Aliados
- Contexto Regional / Sítio Patrimônio Mundial Unesco Misto, Natural e Cultural
- Paraty EcoParque / Programa de Educação Ambiental
- Centros de Educação Ambiental
- Comunicação e Educação Ambiental / Ferramentas para Gestão da Conservação
- Categorias de Uso e Manejo de Fauna Silvestre
- Hostel Canto Caiçara (instalações atuais)
- Proposta de Programa do Paraty EcoParque
- Primeira Etapa: Adaptação de Galpão em Espaços de Educação Ambiental
- Ranário - Anuros: Sapos, Rãs e Pererecas / Espécies da Mata Atlântica
- Morcegário
- Jardim dos Colibris / Beija-flores
- Meliponário / Abelhas-nativas-sem-ferrão
- Borboletário
- Armadilha de Luz para Insetos Noturnos
- Formigueiro
- Piquete Animais Silvestres
- Mirante de Observação de Manguezal
Anexos
- Anexo I - Educação Ambiental
- Anexo II - Borboletas e Mariposas/ Insetos de metamorfose completa
- Anexo III - Anuros: Sapos, Rãs e Pererecas
- Anexo IV - Meliponários / Abelhas-nativas-sem-ferrão
- Anexo V Fauna Silvestre - Anta (Tapirus Terrestris)
- Anexo V Fauna SIlvestre - Cateto (Pecari Tajacu)
- Anexo V Fauna Silvestre - Paca (Cuniculus paca)
- Anexo V Fauna Silvestre - Jabuti (Chelonoidis carbonaria)
- Anexo VI - Trilhas de Observação e Interpretação de Manguezal
- Anexo VII - Jardim dos Colibris, La Paz Waterfalls Gardens, Costa Rica (Estudo de Caso)
- Anexo VIII - Infraestrutura para Observação de Aves
- Anexo IX - Uso Sustentável do Manguezais
- Anexo X - Educação Ambiental no Manguezal
- Anexo XI - Conversão de Multas Ambientais em Ações Ambientais
Assuntos Correlatos / Para Saber Mais
- Observação de Aves / Bird Watching
- Torres e Passarelas de Copada / Canopy Towers & Walkways
- Manuais EcoBrasil / Downloads
S.A. PARATY INDUSTRIAL
Roberto M.F. Mourão / ALBATROZ Planejamento
Para uso e permissões favor contatar: roberto@albatroz.eco.br