Captação de Recursos
Fonte: Manual Turismo de Aventura - Busca e Salvamento
Autor: Roberto M.F. Mourão, EcoBrasil
"Captação de Recursos é o processo de solicitação de apoio financeiro (geralmente como doações) por uma causa não comercial." (Process of soliciting financial support - usually as grants, for a non-commercial cause.) Business Dictionary
Conselhos Preliminares
Por um lado, existem recursos, mas faltam bons projetos. E mais do que bom projetos, falta eficiência e eficácia no uso do dinheiro. Se tivermos mais dinheiro doado, com um olhar de eficiência e eficácia, teremos mais benefício ambiental ou social.
Muitas idéias criativas de captação de recursos, por serem exaustivamente reaplicadas, deixam de ser inovadoras, perdendo o impacto frente aos financiadores. Em função disso, muitas entidades acabam por "proteger" e não divulgar suas estratégias de captação de recursos.
As entidades devem se preocupar em preservar suas técnicas inovadoras de captação de recursos. Uma análise do perfil do profissional que trabalha no setor privado, no setor público e na sociedade civil revelou que a informação no setor privado é uma informação privada. Mas em uma organização sem fins lucrativos, a informação é pública. Uma organização sem fins lucrativos, de interesse público, tem que ter transparência nas informações, por exemplo, informar de onde ela recebeu os recursos. Infelizmente muitas organizações são especiais em compartilhar informações sobre tudo, mas sobre dinheiro, não tem nem relatório.
Hoje, temos que cobrar uma co-responsabilidade, os doadores também devem saber o que está sendo feito com o seu dinheiro e devem participar disso. Muitas organizações hoje são muito mais transparentes nesse sentido. Mas isso ainda é um processo que leva tempo, é um processo do doador cobrar e da organização ser mais transparente.
Tipos de Organizações
As organizações envolvidas com captação de recursos podem ser divididas em:
- Organizações de Apoio e Fomento, (GIZ, Sebrae, Fundação Ford)
- Organizações de Serviços (creches, Apae)
- Organizações de Advocacy (WWF, Conservation International, Greenpeace)
Advocacy, termo do idioma inglês, significa defender uma idéia, uma causa - uma organização que tem como cerne de sua atuação o advocacy objetiva a negociação em favor de políticas públicas equitativas e democráticas e o estabelecimento de ações de modo a influenciar a formulação e execução das mesmas.
Numa organização de apoio é muito comum que uma parcela alta recursos venha de apoio técnico e cursos, mas dificilmente captar recursos com indivíduos. Já uma organização como a Apae, uma creche, tem uma grande parcela de doações de indivíduos, uma boa parte do governo, uma parcela de empresas e um pouco de eventos. É um outro tipo de estrutura de captação. Numa organização de advocacy, provavelmente, a maior parte dos recursos vai ser de agências internacionais e cada organização vai ter uma estratégia.
As organizações dependem da sua missão para explicar o que são, o que fazem e o que desejam fazer ou ser. A missão declarada é normalmente escolhida pelo corpo diretor que é geralmente composto por seus diretores e pelos membros mais qualificados da sua equipe. A missão declarada pode ser extremamente valiosa para a organização. Ela molda, forma e dirige o propósito de sua existência.
Entretanto, mesmo a missão mais poderosa e maravilhosa assim como as metas dela derivadas somente serão realizadas se houverem recursos financeiros disponíveis para que a organização a desempenhe.
Há três questões básicas a responder:
- Os objetivos da organização são consistentes com seus recursos financeiros?
- Há um casamento apropriado entre fontes e gastos?
- A organização é sustentável?
A terceira questão é a mais crucial para a viabilidade a médio e longo prazo de organizações. Estas questões podem prover um enfoque para uma análise crítica de uma organização.
Os esforços de captação de recursos podem ser classificados como filantropia ou podem ainda, com frequência, ser classificados como renda. Os esforços de captação de recursos desempenham um papel importante no sucesso de uma organização sem fins lucrativos. A captação de recursos deve ter um propósito e uma necessidade identificáveis.
Na escolha de um projeto de captação de recursos é importante examinar os esforços de captação realizados anteriormente, assegurando-se de que o esforço de captação é viável para o mercado. O que dá a uma idéia mérito e justifica o compromisso do doador? Se o plano não for pensado exaustivamente será difícil alcançar as metas financeiras determinadas para o esforço de captação de recursos.
Para que obtenha o máximo de apoio, um objetivo de captação de recursos deve estar relacionado com a missão da ong. Quando estiver formando o conceito da captação de recursos tenha em mente que diferentes objetivos requererão diferentes estratégias. Avalie cuidadosamente quanto dinheiro sua organização precisa captar para atingir seu objetivo. Determine todos os custos não somente para a realização do objetivo, mas também os custos envolvidos no próprio processo de captação. Peça o que sua organização realmente precisa, mas por outro lado, atenha-se a realidade.
A captação de recursos pode dar-se de muitas formas. As anuidades pagas pelos membros associados é um esforço de captação e pode constituir uma base financeira para a organização. Entretanto assegure-se de conhecer os custos embutidos nos serviços que estão sendo oferecidos aos seus membros associados.
Estes recursos são destinados aos programas e serviços de rotina oferecidos por sua organização. Estas campanhas podem ajudar a construir uma base sólida para os esforços de captação.
Muita atenção aos recursos captados junto a associados - anuidades, mensalidades, sobretudo se forem de pequena monta. Uma análise realizada por uma ong européia, revelou ser mais interessante financeiramente pagar por ano € 4 (quatro euros) a cada associado do que captar anuidades, face aos custos de manutenção de mala direta, relacionamento institucional e gestão destes recursos. Associados são importantes para legitimar e mobilizar em nome de uma organização ou causa, mas entre “viver” de suas contribuições e captar por meio de outras estratégias - eventos, campanhas, etc., que tem-se mostrado mais eficiente e seguro, prefira as ultimas.
Os erros mais comuns cometidos pelas entidade na hora de captar recursos é a falta de um bom planejamento, de um bom orçamento por trás e saber parar um projeto se o dinheiro não tiver sido captado.
Questione
Antes de iniciar qualquer esforço de aproximação para captação deve-se questionar:
- se determinada instituição de fomento ou financiamento pode fazer uma doação à sua ong
- se sua ong tem a ver com o que a instituição apoiadora ou financiadora
- caso as questões anteriores forem satisfeitas, se a instituição está interessada em sua proposta.
É preciso que a captação de recursos seja tratada juntamente com a gestão de projetos, para que as entidades tenham apoio no processo de crescimento, formação, fortalecimento e a conseqüente solidez financeira institucional.
Sua proposta para interessar, resumidamente, deve, ser exequível e estar claramente exposta, além disso, devemos ter em mente os pontos que são analisados nas propostas e projetos.
Pontos a se observar
Quanto à Instituição
- busca analisar adequadamente a importância da proposta / projeto?
- busca analisar a exiguidade de uma proposta, quando inovadora?
- como será a continuidade da proposta? (transcende pessoas e o período do projeto)?
- a proposta pode ser replicada?
Quanto aos Envolvidos
- qual a capacidade de liderança de quem propõe?
- qual a capacidade da gestão dos recursos e execução?
- tem experiências anteriores de sucesso?
Saiba que
- há muita competição - há muito mais gente buscando recursos do que doando
- doadores tendem a direcionar recursos onde a necessidade é maior (pobreza, degradação, etc.)
- doadores tem que decidir onde colocar recursos entre varias idéias
- a maior parte dos pedidos é declinada - não desista ao ouvir o primeiro “não”.
Atenção
- não subestime a capacidade de análise dos doadores
- nunca inflacione os custos de sua proposta
- evite pedir de uma vez tudo o que planeja fazer - não se exceda no pedido
- não tente resolver todas as necessidades “reprimidas” de sua organização através de uma única proposta.
Sempre
- peça somente o necessário para suas necessidades conforme sua capacidade de gestão
- mostre claramente que sua organização está qualificada para cumprir o prometido, isto é: executar atividades e entregar o que se comprometeu: um produto, realizar uma atividade, etc.
- mostre que sua proposta / idéia se sustentará quando terminar o projeto / doação
- estabeleça sempre uma gestão transparente, construindo uma relação de confiança mutua com o doador.
Captação de Recursos
- Captação de Recursos: Introdução
- Captação de Recursos: Matriz de Captação de Recursos
- Captação de Recursos: Procedimentos para Captar Recursos
- Captação de Recursos: Parcerias
- Captação de Recursos: Relação "Comercial"
- Captação de Recursos: Relação Captador-Doador
- Captação de Recursos: Planejamento Estratégico
- Captação de Recursos: Conselhos Preliminares
- Captação de Recursos: Captação de Recursos no Brasil
- Captação de Recursos: Doadores
- Captação de Recursos: Organizações Sociais / Ongs
- Captação de Recursos: Projeto Tamar
- Captação de Recursos: Programa MPE Funbio
- Captação de Recursos: Lista Doadores / Patrocinadores