logo FRM TRANSP    logo forte defensor perpetuo verde 

Logo Ibram SBM Minc

Projeto Trilhas e Mirante do Morro do Forte

forte morro localizacao paraty google
Mapa de localização da área territorial do município de Paraty. Fonte: Google

Área de Estudo

O município de Paraty, RJ, tem seu território com 925,053 km², estendendo-se das planícies costeiras ao nível do mar, até picos de quase 1.800m de altitude, com clima tropical úmido e temperaturas médias entre 18º e 30ºC.

As precipitações anuais médias variam entre 1.500 mm e 2.250 mm. Tais características físicas permitiram a formação de ambientes de altíssima diversidade biológica e o isolamento econômico da cidade, ocorrido em meados de 1890, que garantiu a permanência das maiores porcentagens de remanescentes de Mata Atlântica dentre os municípios do Rio de Janeiro.

Após a abertura das estradas e rodovias na década de 70, Paraty torna-se pólo de turismo nacional e internacional, devido a esse estado de conservação histórica e às suas belezas naturais.

No seu território encontram-se as Unidades de Conservação:

  1. Parque Nacional da Serra da Bocaina
  2. Área de Proteção Ambiental do Cairuçú (composta de mais de 60 ilhas e ilhotas)
  3. Reserva da Joatinga.

Considerada como Patrimônio Histórico Nacional, tenta preservar até hoje seus inúmeros encantos naturais (serras, praias, ilhas, matas e cachoeiras), arquitetônicos e comunidades representantes da cultura caiçara, indígena e quilombola.

O Morro do Forte, com área aproximada de 12 hectares, encontra-se localizado na Baía da Ilha Grande, nas proximidades do Centro Histórico do município de Paraty, do Parque Nacional da Serra da Bocaina e da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu.

A elevação limita-se a leste com o mar, ao sul, com a propriedade da colônia de pescadores; a oeste é contornado pela Estrada da Jabaquara e a nordeste, junto à foz do rio Perequê-Açu, com uma propriedade particular à beira-mar.

Tem como uso e ocupação do solo a vegetação predominantemente nativa da Mata Atlântica, assim como instalações do Forte Defensor Perpétuo e do museu denominado Centro de Artes e Tradições Populares de Paraty (o primeiro, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e o segundo, administrado pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM).

No sopé do morro observa-se também a presença de edificações irregulares. A área adjacente ao morro, também objeto de estudo, compreende alguns trechos de manguezal e o Rio Perequê-Açu.

 

Projeto Trilhas e Mirantes do Forte do Morro / Links