CATEGORIA ECOBRASIL

 

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Captação de Recursos

Fonte: Manual Turismo de Aventura - Busca e Salvamento
Autor: Roberto M.F. Mourão, EcoBrasil

 

"Captação de Recursos é o processo de solicitação de apoio financeiro (geralmente como doações) por uma causa não comercial." (Process of soliciting financial support - usually as grants, for a non-commercial cause.) Business Dictionary
          

Planejamento Estratégico

A estruturação de um Plano Estratégico para Captação de Recursos é um dos maiores desafios das organizações sem fins lucrativos.

captacao recursos planingA maior parte dos projetos ambientais ou sociais surge dos ideais de um empreendedor que, notando uma necessidade em uma determinada comunidade, começa a mobilizar recursos para criar projetos ambientais ou sociais que resolvam ou, pelo menos, minimize aquele problema. Quando esta decisão é tomada, é natural imaginar, que o empreendedor esteja muito envolvido com este tema e que acredite que sua ação pode fazer uma grande diferença para aquela comunidade.

Se ele está tão convencido disso, é natural pensar que não deve ser difícil motivar outras pessoas a se envolverem com a mesma causa e encontrar parceiros que estejam interessados em apoiar este projeto.

Então a captação de recursos deveria ser uma coisa simples, quase uma conseqüência natural da estruturação de um projeto social.

Na captação de recursos, vale o mesmo princípio. Se não sabemos onde queremos chegar, será difícil decidirmos quem são os parceiros mais adequados, que métodos de captação serão mais eficientes, etc. Por isso, a forma mais segura de tornar a captação de recursos uma atividade simples é fazer um planejamento estratégico do seu projeto social.

 

Como fazer o Planejamento Estratégico

Basicamente, o Planejamento Estratégico é um levantamento organizado de informações que ajudará a definir os caminhos a serem seguidos.

O ideal é que a organização comece pelo detalhamento do seu projeto respondendo às seguintes questões:

  1. captacao recursos questionQual é o problema que o projeto objetiva combater ou resolver?
  2. Qual é o “mercado” no qual estamos inseridos? Que outras organizações dedicam-se à mesma causa?
  3. Quais são os objetivos específicos deste projeto?
  4. Quais são as metas que desejamos atingir para cada um dos objetivos específicos?
  5. Que estratégias foram escolhidas para atingir as metas? Isto é, qual o método escolhido para realização do trabalho?
  6. Que atividades são necessárias para colocar em prática a estratégia escolhida? É importante detalhar ao máximo as atividades.
  7. Quais são os recursos necessários para a realização de cada uma destas atividades?
  8. Onde podemos buscar estes recursos?

À medida que o plano vai sendo detalhado, fica mais fácil perceber onde estão as oportunidades de captação de recursos, quem são os parceiros mais adequados para cada uma das necessidades que a organização tem, quem são as pessoas mais adequadas para apresentar o projeto para cada um dos potenciais parceiros, em que época devemos iniciar a captação, etc.

O planejamento estratégico deve ser feito anualmente. Esta será uma ótima oportunidade para avaliar o que a organização conseguiu realizar naquele ano, o que mudou no mercado, que caminhos deram melhores resultados e que caminhos não levaram a lugar nenhum.

A revisão anual do plano é uma ferramenta de grande utilidade para a avaliação das estratégias escolhidas para captação de recursos.

Todos sabemos que as organizações sem fins lucrativos não têm uma estrutura administrativa grande e, desta forma, estamos sempre sobrecarregados com as atividades do dia-a-dia.

É natural que os gestores tenham muita dificuldade de dedicar alguns dias para discutir com a equipe os rumos que o projeto deve tomar, que toma tempo. Isso faz com que o planejamento estratégico muitas vezes seja visto como “perda de tempo” e que acabe sendo prorrogado e esquecido.

É a mesma coisa que acontece com tantos bons projetos: por não saberem direito que objetivos têm, que estratégias de atuação são mais adequadas, desperdiçam recursos fazendo várias tentativas diferentes e, como conseqüência, acaba por desmotivar parceiros que não conseguem ver com clareza como os recursos que doam para sua organização estão sendo revertidos em benefícios para a comunidade e para a solução de um problema no qual eles também acreditam e no qual querem investir.

Doar dinheiro é bom. Muitas pessoas e muitas empresas querem ter este prazer, mas cada vez mais, os parceiros se preocupam com o retorno que este investimento terá para a comunidade e querem doar os recursos para organizações que consigam provar que o utilizam da maneira mais eficiente.

Lembre-se que existem mais de 200 mil organizações sem fins lucrativos no Brasil (2005) e que, de certa forma, estamos concorrendo com outras organizações na busca de recursos.

Alguns dias de planejamento estratégico podem fazer muita diferença neste processo e, acredite, além de facilitar muito a captação de recursos e a manutenção de parceiros estratégicos, também trará para você e para a sua equipe uma satisfação maior no trabalho quando puderem saber como cada uma das atividades que vocês desenvolvem no dia-a-dia está contribuindo para se atingir metas estipuladas.


logo atencao Quem for mais eficiente, tem maior probabilidade de ter parceiros mais fiéis!

 

Captação de Recursos

 

 

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Captação de Recursos

Fonte: Manual Turismo de Aventura - Busca e Salvamento
Autor: Roberto M.F. Mourão, EcoBrasil

 

"Captação de Recursos é o processo de solicitação de apoio financeiro (geralmente como doações) por uma causa não comercial." (Process of soliciting financial support - usually as grants, for a non-commercial cause.) Business Dictionary
          


Relação Captador-Doador

captacao recursos o quePara tornar pessoas e empresas doadores fiéis, uma das primeiras coisas é pensar que tipo de benefício você pode oferecer em contrapartida. É um pouco a co-responsabilidade também. Vocês me ajudam financeiramente e eu também dou algum tipo de retorno, mesmo que seja apenas o impacto social que eu causo.

O doador se sente feliz por doar não porque ganha uma camiseta, mas porque possibilita o atendimento de 1000 crianças no hospital. O benefício não obrigatoriamente vai fazer a pessoa continuar doando, mas ele tem o papel de fidelização. Porque você acaba mantendo um contato mais constante com o seu doador. Ter uma prática de retorno é importante, como enviar relatórios.

 

O que querem, esperam e valorizam os Doadores

Nos processos de captação é importante estar ciente do que os grupos de interesses envolvidos na relação captação-doação querem, esperam e valorizam:

Governos

  • gestão idônea e responsável
  • menções públicas elogiosas ao projeto
  • número de pessoas atendidas
  • registros e documentos
  • relatórios de avaliação de impacto
  • relevância do serviço para a comunidade e/ou meio ambiente
  • serviço que complementa política pública
  • transparência na prestação de contas

Indivíduos (doadores / voluntários)

  • identificar-se com a causa
  • desejo de fazer algo importante pela comunidade
  • exercício de cidadania e de solidariedade
  • participação voluntária em projetos próximos de sua casa
  • transparência e prestação de contas
  • reconhecimento por sua contribuição
  • resultados concretos

Imprensa

  • qualidade nas informações
  • disponibilidade para dar informações em qualquer circunstância
  • credibilidade da organização
  • relevância social do serviço prestado
  • precisão nos dados e fontes qualificadas
  • capacidade de gerar fatos realmente importantes para a sociedade

Comunidade

  • identificar-se com a causa
  • idoneidade e transparência
  • relacionamento tranqüilo e harmonioso.
  • resultados concretos traduzidos em benefícios para as pessoas
  • serviço com evidente relevância ambiental e/ou social e com impacto positivo junto aos vizinhos

Empresas

  • visibilidade
  • qualidade e impacto relevante dos serviços.
  • retorno de imagem junto à sociedade
  • adequação aos seus projetos de investimento na comunidade
  • exercício da responsabilidade ambiental e/ou social
  • boa imagem pública e eficiência na gestão
  • motivação dos funcionários
  • projetos com bom custo-benefício

Fundações

  • visibilidade
  • projetos bem elaborados
  • identificar a causa com sua missão
  • idoneidade, capacidade de gestão e transparência
  • comprovação de resultados a partir de sua contribuição
  • contrapartidas claras e condições de sustentabilidade dos projetos depois de suspensa a contribuição

Organizações Parceiras e Captadoras

  • trocar informações e experiências
  • fazer ações conjuntas com benefícios conjuntos
  • agregar valor associando-se a outras organizações com marca forte
  • realizar acordos de cooperação técnica
  • conhecimento, trabalho voluntário
  • transparência, cumprimento de compromissos
  • visibilidade e recursos

 

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Captação de Recursos

Fonte: Manual Turismo de Aventura - Busca e Salvamento
Autor: Roberto M.F. Mourão, EcoBrasil

 

"Captação de Recursos é o processo de solicitação de apoio financeiro (geralmente como doações) por uma causa não comercial." (Process of soliciting financial support - usually as grants, for a non-commercial cause.) Business Dictionary
          

Uma Relação "Comercial"

 

Doador < > Captador, uma Relação “Comercial”


captacao recursos maos protegem arvoreO sistema de captação de fundos de uma organização pode, sem dúvida, ser entendido como uma relação comercial entre o doador e o receptor dos recursos.

O ato da doação nada mais é do que uma pessoa, empresa, fundação ou órgão do governo transferindo recursos para uma organização social, em troca da prestação de um serviço para uma comunidade ou uma causa que o doador julgue relevante. Mesmo considerando que o doador não é o beneficiário direto da organização, é o ato de doar estes recursos que garante a execução dos serviços a terceiros e pode ser considerado uma transação de compra e venda de serviços.

Da mesma maneira que uma empresa depende da venda de seus produtos para se manter funcionando, uma organização ambiental ou social depende das doações de investidores e parceiros. São estas doações que formarão sua receita e viabilizarão a execução de suas atividades.

Num mercado cada vez mais competitivo, o maior desafio que ambas - empresas e organizações - enfrentam é a manutenção da receita. O que as empresas estão percebendo, é que manter os clientes atuais pode ser até 7 vezes mais barato do que buscar novos clientes e, por este motivo, têm investido no estreitamento da relação comercial com seus clientes. Segundo esta linha de raciocínio, criar vínculos forte, saudáveis e duradouros é uma maneira de mantê-los felizes e fiéis e, quem tem clientes fiéis, tem menos necessidade de investir na busca de novos clientes para substituírem os clientes perdidos.

Na captação de recursos, não é diferente. Investir em atividades que ajudem a criar vínculos com os investidores e doadores é uma ótima maneira de mantê-los ao seu lado e garantir o fluxo contínuo de doações.
 

Como manter uma (saudável e profícua) relação Captador-Doador

captacao recursos piramideO processo de criação de vínculo com doadores é um processo lento. As pessoas precisam ser conquistadas. Elas precisam de informações que reforcem a sua decisão de ser parceira desta organização em detrimento de tantas outras que a abordam solicitando recursos.

O primeiro passo é saber quem são seus potenciais doadores, mais precisamente quem são os contatos, quem analisa, julga e decide pois apesar de relação instituição-instituição, são as pessoas que conduzem os processos.

A montagem de um banco de dados com informações sobre eles é uma tarefa simples, mas que requer investimento constante. Dados cadastrais tendem a se desatualizar e, por isso, é necessário estar sempre atualizando os registros.

Precisamos saber também, o que esperam da organização apoiada. Esta pode ser uma informação difícil de obter: talvez nem o doador saiba muito bem o que ele espera obter como retorno de sua doação.

Em geral, os doadores recebem informações gerais sobre a aplicação dos recursos e o andamento dos projetos, mas será que isso é suficiente? Uma estratégia interessante é colocar-se no lugar do doador e pensar o que você gostaria de receber em troca da sua doação.

captacao recursos midia socialE como transmitir as informações? Envio de cartas, e-mails, fotos são as formas mais usuais. O uso da mídia, também pode ser interessante. O doador pode sentir-se parte de algo maior se ouvir falar da organização que apóia através de um veículo de comunicação com boa credibilidade.

Ações de reconhecimento público também são muito úteis no sentido de criar um vínculo entre o doador e a organização. Neste caso, também são necessários alguns cuidados, sobretudo no que diz respeito à forma de dar o reconhecimento para parceiros de portes diferentes.

Idealmente, todos os parceiros devem ser reconhecidos, mas os que doam valores maiores, ou têm uma periodicidade mais regular em suas doações precisam ter destaque especial. O reconhecimento público pode ser feito através de uma menção da parceria no site da empresa na Internet e em outros materiais como folhetos, relatórios de atividades e catálogos; da colocação de uma placa ou faixa na entrada da organização; e até mesmo da organização de um evento com o objetivo de dar este reconhecimento ao público. Tudo vai depender dos recursos disponíveis e do investimento que a organização pode fazer com esta finalidade.

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Captação de Recursos

 

 

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Captação de Recursos

Fonte: Manual Turismo de Aventura - Busca e Salvamento
Autor: Roberto M.F. Mourão, EcoBrasil

 

"Captação de Recursos é o processo de solicitação de apoio financeiro (geralmente como doações) por uma causa não comercial." (Process of soliciting financial support - usually as grants, for a non-commercial cause.) Business Dictionary
          

Parcerias

Conceito de Parceria

"Parceiro vem do latim “partiariu” e significa igual, semelhante, parelho ou par."
                                                                                                              Dicionário Aurélio


Parceria também tem sido empregada para designar:

  1. terceirização
  2. privatização
  3. apoio (do Estado) a projetos de instituições sociais (ou vice-versa)
  4. utilização de mão-de-obra mobilizável (por parte dos governos) pelos movimentos e entidades da sociedade civil na execução de políticas publicas.

captacao recursos parceria ganhaganhaTRANSPPor paradoxal que pareça, embora o conceito de parceria esteja em moda, as relações entre muitas destas organizações ainda permanecem predominantemente competitivas.

Autocráticas em seu funcionamento, muitas organizações não conseguem realizar parcerias entre si pelo fato de estarem disputando, permanentemente, ou um lugar privilegiado aos olhos do Estado (e nos cadastros das instituições financiadoras oficiais) ou uma visibilidade internacional que lhes garanta, por longo prazo, acesso a fontes externas de recursos financeiros.

Em virtude disso não são solidárias – principalmente quando o assunto e dinheiro, prestígio ou poder – e não se dispõem a descentralizar as atividades que capitaneiam. E possível pensar se não seria justo se o Estado – enquanto esfera publica que não pode ser privatizada – se recusasse a fazer parcerias com aquelas organizações que não conseguem fazer parcerias entre si em prol de objetivos públicos.

Porém antes de pensar medidas deste tipo e necessário uma reflexão sobre os novos sentidos que o conceito de parceria vem adquirindo em virtude da ampliação da esfera publica no Brasil.

 

Captação de Recursos

 

 

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Captação de Recursos

Fonte: Manual Turismo de Aventura - Busca e Salvamento
Autor: Roberto M.F. Mourão, EcoBrasil

 

O Fundraising Act define captador de recursos como qualquer pessoa ou organização, incluindo uma empresa, que coleta dinheiro para um beneficiário, causa ou coisa, em vez de apenas para seu próprio lucro ou benefício comercial. Isso inclui a coleta de alimentos, roupas e outros itens em nome de uma pessoa ou organização.
(The Fundraising Act (the Act) defines a fundraiser as any person or organisation, including a business, that collects money for a beneficiary, cause or thing, rather than solely for their own profit or commercial benefit. This includes collecting food, clothes and other items on behalf of a person or organisation.

                                                                      Fundraising Act, USA, 1998

 

Procedimentos para Captar

Existem alguns procedimentos sugeridos para captação de recursos para aumentar as chances de sucesso.

captacao recursos aguando arvoreProcure identificar em sua organização alguém com os predicados necessários para captar ou busque auxílio de um especialista em captação de recursos. Saiba que para desenvolver e implementar um processo de captação é necessário uma liderança segura e preparada. Para tanto a organização deverá definir um responsável para conduzir em todo o processo.

Também deve-se estabelecer a equipe de apoio que ajudarão a conduzir o processo. O captador tem de ter em mente que deverá dispensar energia e comprometer seu tempo na atividade, em geral, se não o fizer voluntariamente, ter o custo de suas horas incluídos nos custos do processo captação (assim como eventuais custos de viagens, diárias, etc.). Em resumo deve-se ter em conta que a captação toma tempo e tem de haver atenção constante no processo.

Antes de apresentar propostas, procure refletir e pensar a respeito de sua organização. Assegure-se de que a sua missão e objetivos correspondam realmente ao que a sua organização se propõe e que todos – público, Conselho, equipe, voluntários - os compreendem. Prepare uma lista atualizada de todos os programas e serviços. Liste também os pontos fortes e fracos de sua organização, e toda organização tem ambos.

Pergunte-se:

  1. o que confere ao trabalho de nossa ong maior sentido e o torna mais importante?
  2. em que o trabalho de nossa ong é diferente do realizado por organizações congêneres?
  3. em que ponto o trabalho de nossa ong apresenta qualidade superior ao de congêneres?

 

Objetivos da Captação de Recursos

Na medida que se define a(s) fonte(s) de recursos, deve-se estabelecer objetivos de forma:

  • clara, específicos, mensuráveis e priorizados
  • adequada ao porte, estrutura e recursos pretendidos
  • realistas, mas ousados e desafiadores;
  • estar integralmente afinados com a missão das organizações envolvidas: captadora e doadora.

 

Metas

captacao recursos metaE estes objetivos devem se traduzir em Metas, por exemplo:

Meta-exemplo A
Captar R$ 200 mil e 50 voluntários especializados junto a um universo de 10 empresas potenciais e um público potencial de 1000 pessoas ao longo de um período de 8 meses; ou

Meta-exemplo B
Estabelecer parceria técnica com 5 organizações congêneres e fechar acordo com o governo federal (ou estadual, ou municipal) no valor de R$ 300 mil no primeiro semestre de 2005.

 

Sucesso na Captação de Recursos

captacao recursos medalhaLembre-se que tentativa e erro são parte de qualquer esforço de captação de recursos mas não devem ser a estratégia de longo prazo para o sucesso. O sucesso requer conhecimento da organização, escolher sabiamente a liderança, determinar a direção apropriada e recrutar a energia, recursos e disciplina para seguir nesta direção.

Se seus esforços não foram totalmente bem sucedidos é possível melhorá-los. Vá além da simples mala direta. Faça com que os contatos sejam compensadores.

captacao recursos negociacaoA conversa pessoa a pessoa é de longe a melhor maneira de captar recursos. Porém, mesmo esta técnica é fortalecida quando se coloca algo nas mãos do patrocinador em perspectiva - um belo folheto (ainda que simples), um brinde (camiseta, chaveiro, boné, etc.), cópias de artigos de jornal, um relatório anual, um vídeo, etc.

As pessoas e organizações gostam de apoiar iniciativas de que já ouviram falar. A sua ong deve ser rapidamente descrita de uma forma que as pessoas de fora considerem interessante. Se a organização não possuir estes materiais, produza-os. Apronte-os para o seu esforço de captação de recursos.

 

logo atencao  Não mergulhe na captação de recursos antes de estar pronto.

 

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